Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: gabrielle feitosa da silva (Autor)
Damião Alfredo de Paula dos Santos (Autor)
Título
Projeto Letramento – o olhar e a perspectiva de alfabetizar Jovens e Adultos da UFRJ
Palavras-Chave
alfabetização, letramento, educação, EJA, UFRJ
Resumo
O Projeto de Letramento de Jovens e Adultos COPPE/UFRJ foi criado em abril de 2005, por iniciativa das professoras Iris Mara Guardatti e Fátima Bacelar, cuja finalidade é ministrar aulas de alfabetização para uma demanda considerável de funcionários, terceirizados e aposentados, além de moradores do entorno da UFRJ e jovens com atraso cognitivo que não foram alfabetizados ou possuem dificuldades em ler e escrever. Já passaram pelo projeto entorno de 200 alunos e o objetivo é melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional desses alunos, como também habilitá-los a prosseguir seus estudos com segurança e independência. O processo de alfabetização ocorre em três níveis: letramento básico, intermediário e avançado, a fim de nivelar o conhecimento e facilitar o processo de ensino-aprendizagem entre professor e aluno. As aulas são ministradas de segunda a sexta, durante o expediente dos trabalhadores e contam com aulas de português, matemática e informática educativa. Focado não apenas no letramento, mas também em inserção social, digital e acesso à cultura, o projeto realiza diversos eventos relativos à literatura através da biblioteca itinerante e da semana literária, além de atividades que envolvem contação de histórias, passeios culturais, de modo que o conteúdo proposto nas aulas tenha significado para o aluno e o estimule positivamente. É importante ressaltar que estas atividades foram instrumentos fundamentais para consolidar o progresso pessoal e profissional dos nossos alunos e também de toda a comunidade acadêmica. Nossos resultados são pautados no crescimento pessoal, desenvolvimento cognitivo e melhora na auto-estima, pois a maioria dos alunos sentiu-se fortalecido e estimulado a dar continuidade aos estudos. Com isso, por estarem estudando, alguns alunos tiveram o reconhecimento da Instituição onde trabalham sendo promovidos de suas funções laborais. Saíram da condição de trabalhadores de serviços gerais para serem office boys e auxiliar de secretaria.
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