Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Direitos Humanos e Justiça

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Paula Fernanda Freitas Lima (Autor)
Wallace Antunes Damásio do Nascimento (Co-Autor)
Verônica Clemente Ferreira (Co-Orientador)
Júlia de Miranda Moraes (Orientador)
Wanderson Sant'Ana de Almeida (Colaborador)
Bianca Dantas Vieira (Colaborador)
Gabriel Gonçalves Dutra (Colaborador)
Euslan de Almeida Junior (Colaborador)
Título
Trote Solidário: A ressignificação do trote e a inserção social dos acadêmicos na comunidade
Palavras-Chave
Humanização; Arrecadação; Cestas básicas
Resumo
A rotina curricular que os estudantes vivenciam no início da faculdade não permite um contato profundo com a realidade social da comunidade em que estão inseridos, sendo essencial para que o acadêmico se conscientize da realidade fora da universidade. Assim, surgiu o trote solidário, projeto voltado para estudantes e comunidade, que almeja a reconstrução do significado do trote e o desenvolvimento de habilidades de retorno social nos estudantes. O projeto tem como objetivo a arrecadação de donativos por professores e alunos da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí para a confecção de cestas básicas; o rastreamento de famílias socioeconomicamente vulneráveis através de trabalho interdisciplinar entre estudantes e agentes comunitários de saúde atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); a entrega de cestas básicas para as famílias selecionadas dentro do perfil de vulnerabilidade formulado através dos dados analisados; o cadastro familiar permanente para acompanhamento e inserção em outras campanhas, além da geração de dados para posteriores publicações. As ações são desenvolvidas a cada entrada de calouros na instituição. Alunos e professores fazem uma triagem inicial das famílias, por meio da assistência social do município e UBS. Antes das ações são estabelecidos o cronograma e divisão de atividades. A divulgação é feita via internet e meios de comunicação. São definidos três dias de ação: 1. Arrecadação dos donativos por alunos e professores em semáforos, supermercados e campus universitário; 2. Compra dos donativos e confecção das cestas; 3. Distribuição das cestas às famílias selecionadas. O projeto, em suas duas ações, distribuiu 116 cestas e está com a terceira ação em andamento. Seu potencial transformador está em auxiliar famílias em condição de pobreza, permitindo ao aluno conhecer uma realidade social diferente da vivenciada nos domínios acadêmicos e se conscientizar da necessidade de atuação social junto à comunidade em que está inserido.
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