Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: MEC / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

AUTORES: Laura Marina Demenech (Autor)
Eloise Barbieri Soldera (Co-Orientador)
Laura Izabel Lampert Bonzanini (Co-Autor)
Katia Olmedo Braun (Orientador)
Carolina Rodrigues e Rodrigues (Colaborador)
Título
INSTRUÇÃO SOBRE IMPLANTES ODONTOLÓGICOS COM IDOSOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
Palavras-Chave
Idoso; Implantes Odontológicos; Educação em saúde.
Resumo
O tratamento com implantes odontológicos é uma evolução na odontologia, porém ainda possui limitações. Foi realizada uma oficina de educação em saúde no Evento Acampavida/UFSM, visando avaliar o grau de esclarecimento dos idosos sobre implantes, com a aplicação de questionários prévios. Os acadêmicos realizaram uma dramatização lúdica, com simulações clínicas relacionadas à reabilitação com implantes. Para acesso visual e manuseio, foi disponibilizado um catálogo com imagens e um manequim de implantodontia, respectivamente. Ao final da atividade os idosos preencheram questionários avaliativos. Foram obtidos 318 questionários respondidos. Na primeira avaliação correspondente ao grau de conhecimento prévio dos idosos, 55% acreditam que todas as pessoas possam receber tratamento com implantes e os consideram importantes para as funções orais. Um total de 54 % não considera um risco possuir doenças sistêmicas para a colocação de implantes. Contudo, em média 76% consideram importante realizar exames complementares anteriormente ao tratamento e não acreditam que a colocação de implantes possa causar risco de morte. Um fato preocupante é que mais da metade não receberam informações sobre o tema. Após a dramatização 98 % dos idosos acharam a atividade interessante e 77% consideram que irão aplicar o aprendizado no seu cotidiano. A dramatização teve a aprovação de 54 % dos idosos, os quais consideraram o melhor método explicativo. A atividade proporcionou ao grupo uma formação complementar, exercitando habilidades como: trabalho em equipe, oratória, criatividade e organização de tarefas. Além disso, ficou evidente que os idosos possuem um conhecimento empírico prévio sobre o tema. Dessa maneira, foi possível constatar que a oficina trouxe grandes esclarecimentos aos idosos, bem como, maior segurança e conhecimentos em relação ao tratamento com implantes odontológicos
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