Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Adriele Prisca de Magalhães (Orientador)
Kele Conceição Alves Vilaça Amaral (Autor)
Igor Fernandes de Abreu (Autor)
Murilo Freitas de Santi (Autor)
Luciana Rogéria Sampaio Fernandes Ribeiro (Autor)
Alba Márcia Evangelista da Silva (Autor)
Marina Claus Cardoso (Autor)
Cleidiane de Campos Souza (Autor)
Maria Cristina Silva (Autor)
Título
Ações extensionistas do Projeto Rondon no munícipio de Dona Inês, PB
Palavras-Chave
Operação Porta do Sol, troca de saberes, integração social
Resumo
O Projeto Rondon visa à integração social através da participação voluntária de estudantes universitários de diferentes regiões do país em ações que contribuam para o desenvolvimento social e econômico de comunidades carentes do interior do Brasil. È coordenado pelo Ministério da Defesa e tem a colaboração de Prefeituras Municipais e Instituições de Ensino Superior (IES). O presente trabalho traz um relato sobre a experiência extensionista de acadêmicos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na cidade de Dona Inês – PB, durante a “Operação Porta do Sol” desenvolvida pelo Projeto Rondon entre os dias 23 de janeiro a 09 de fevereiro de 2015. A equipe da UEMG composta por estudantes de diversos cursos ficou responsável pelas atividades do conjunto A (Cultura, Direitos Humanos, Educação e Saúde). Foram desenvolvidas 33 atividades com a participação da comunidade, atingindo um público de aproximadamente 484 pessoas. As ações se basearam em oficinas, palestras, minicursos como o de associativismo e cooperativismo, rodas de conversa, onde os participantes debateram assuntos como Estatuto da Criança e Adolescente. Também foi realizado o Cine Rondon na praça e atividades recreativas com as crianças. Além disso, um mapa turístico com um roteiro cultural de Dona Inês foi confeccionado pelos rondonistas ao observarem o potencial turístico da cidade. Ao final da operação foi realizado um festival cultural com apresentação de grupos musicais, exposição de trabalhos realizados durante as oficinas, como também um documentário sobre as atividades do projeto durante o período da operação. A experiência do Rondon permitiu aos estudantes conhecer a cultura e o modo de vida da população local, seus problemas, dificuldades e alegrias, proporcionando um aprendizado além dos livros e da sala de aula, promovendo assim, a qualificação profissional e pessoal do grupo, especialmente no que se refere à atuação em atividades de cunho social e no exercício da cidadania.
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