Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Giuslane Ferreira Machado (Autor) Tais Arthur Corrêa (Co-Autor) Nilza da Silva Morais (Orientador) |
Título |
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA |
Palavras-Chave |
Ensino, jogos educativos, quimica |
Resumo |
O processo ensino-aprendizagem de química no ensino médio é, ainda nos dias atuais, um desafio para muitos professores e alunos. Uma alternativa didática apontada por muitos pesquisadores é a utilização dos jogos educacionais, sugeridos como instrumentos capazes de motivar nos estudantes o entusiasmo pelo saber, fugindo dos paradigmas tradicionais. Dessa forma, o presente trabalho visou a elaboração e aplicação de um jogo educativo para o ensino do conteúdo eletronegatividade a fim de apresentar uma proposta diferenciada para trabalhar conceitos químicos e auxiliar os estudantes em seu aprendizado, além da avaliação dos resultados alcançados por meio da análise de questionários. O Jogo Inorganicard corresponde a um baralho, com regras semelhantes ao jogo conhecido como Bisca, composto por 48 cartas das quais 37 são referentes aos elementos químicos, contendo: nome, símbolo, família e período de elementos representativos da tabela periódica, e 11 cartas curinga. O estudo foi realizado em 2 turmas do 1º ano da E. E. Dr. Levindo Coelho (Ubá-MG), sendo o jogo aplicado em apenas uma turma com o intuito de confrontar resultados obtidos. Foram aplicados 2 questionários aos estudantes, um após a explicação do conteúdo em ambas as salas e outro após a realização do jogo. Diante dos resultados, observou-se que na turma onde houve apenas a explanação do conteúdo, 32% dos estudantes acertaram as questões avaliativas, valor baixo comparado a turma onde o jogo foi aplicado, já que nesta 90% dos estudantes acertaram todas questões propostas após a aplicação da atividade pedagógica. Também foi observado um estreitamento da relação professor-aluno durante a aplicação da atividade pois os discentes interagiram com o professor de forma efetiva, através de questionamentos referentes ao conteúdo do jogo aplicado. Diante do exposto, os resultados obtidos com o Jogo Inorganicard foram positivos pois promoveu a união de conceitos de química, ensino e diversão, facilitando aprendizagem |