Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Elidiane dos Santos Cirilo (Autor)
Gabriela Soares Barbosa (Co-Autor)
Rubeilson dos Santos Silva (Co-Autor)
Danila Barreiro Campos³ (Orientador)
Silmara Maria Andrade da Silva (Co-Autor)
Estefane Rodrigues Morais (Co-Autor)
Título
ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE ANIMAL E PÚBLICA REALIZADAS NA ZONA RURAL DO MUNÍCIPIO DE REMÍGIO-PB
Palavras-Chave
atividades lúdicas, guarda responsável, zoonoses
Resumo
A extensão universitária é uma das funções sociais da Universidade, realizada por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade. Sendo assim, o Núcleo de Extensão em Medicina Veterinária Itinerante, composto por estudantes do curso de Medicina Veterinária da UFPB, criou o Projeto Amigo Leal, com objetivo de desenvolver atividades socioeducativas que abordem temas relacionados às atividades do médico veterinário, como cuidados básicos com os animais, guarda responsável, alimentação, bem-estar animal e zoonoses. Essas atividades são voltadas principalmente ao público infanto-juvenil. Este trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Balthazar Nogueira de Carvalho, localizada no sítio Caiana, zona rural do município de Remígio-PB. A escola possui dinâmica multisseriada, atendendo estudantes do Pré-I ao 2º ano com idade entre 4 e 8 anos. Os temas foram trabalhados por meio de atividades lúdicas. Um questionário abordando os temas trabalhados, elaborado junto à assistência psicossocial, foi aplicado antes e 15 dias após a intervenção. A análise dos questionários anteriores à intervenção demonstrou que dos 15 estudantes participantes da atividade, 100% possuíam animais, 66,66% sabiam que animais podem transmitir doenças ao homem, e 60% relataram alimentar os animais apenas com comida caseira. Anteriormente à intervenção, os estudantes citaram como fatores importantes para a saúde animal: fornecimento de água (6,66%) e comida (53,33%), vacinação (13,33%) e banho (6,66%). Após a intervenção além dos fatores citados, como fornecimento de água (40%) e comida (73,33%), vacinação (20%) e banho (26,66%), houve a inclusão do item carinho por 20% dos entrevistados. A análise dos resultados permite avaliar que com apenas uma intervenção houve um ótimo aproveitamento e compreensão do conteúdo abordado pelos estudantes e essa realidade poderá mudar à saúde animal e humana na comunidade envolvida.
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