Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Silmara Maria Andrade da Silva (Autor)
Gabriela Soares Barbosa (Co-Autor)
Elidiane dos Santos Cirilo (Co-Autor)
Danila Barreiro Campos. (Orientador)
Joelson Gomes da Silva (Co-Autor)
Fabio José Targino Moreira da Silva Junior (Co-Autor)
Título
ATIVIDADES EDUCATIVAS EM MEDICINA VETERINARIA PREVENTIVA COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE E BEM ESTAR ANIMAL REALIZADAS NA ZONA RURAL DO MUNÍCIPIO DE PILÕES-PB
Palavras-Chave
Animas, Atividades lúdicas, Zoonose
Resumo
A conscientização sobre as principais zoonoses para a saúde pública contribui para o conhecimento e auxilia a comunidade na construção de cidadãos capazes de conviver harmonicamente com os animais. Através desse trabalho objetivou-se desenvolver atividades educativas relacionados às atividades do médico veterinário, como cuidados básicos com os animais, guarda responsável, alimentação, bem-estar animal, e as zoonoses. Para tanto, foi desenvolvida uma intervenção junto a Escola Municipal Carlos Hemogenes Lira, localizada no Sítio Engenho Olho D` água, zona rural do município de Pilões-PB. Por ter uma dinâmica multiseriada, a atividade atendeu 36 alunos do Pré I ao 4ª ano no período da tarde, com idades de 4 a 13 anos, trabalhando atividades lúdicas como teatro de fantoches, peças, brincadeiras, e palestras relacionadas à zoonose e guarda responsável. Para avaliação das atividades, anteriormente a estas, aplicou-se questionários elaborados junto à assistência psicossocial, abordando os temas trabalhados, o qual foi repetido 15 dias após a intervenção. A análise dos questionários anteriores à intervenção demostrou que 92% dos estudantes possuiam animais, 72,22% sabiam que os animais podem transmitir doenças ao homem, 57,58% relataram alimentar os animais apenas com comida caseira e 15,15% acrescentavam ração. Quantos as medidas para se manter os animais saudáveis são notórias mudanças de percentual após a intervenção. Anteriormente 36,11% citaram comida, 13,89% vacinação e 30,56% outros, como fatores importantes para a saúde animal. Após a intervenção, surgiu atendimento veterinário como fator de manutenção da saúde animal, com 22,22%, 15,38% citaram o fornecimento de água, e 40,74% a vacinação. Baseado nos resultados ficou evidente que enquanto a criança brinca ela aprende e aprende porque se integra, sendo capaz de perceber as necessidades de um animal e compreenderem o papel do médico veterinário, incluindo-o como importante para a sua saúde e saúde de seus animais.
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