Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Alfenas

AUTORES: Pâmela ingridalves (Autor)
Elda Gonçalves dos Santos (Autor)
Dr. Ivo Santana Caldas (Orientador)
Dra Raquel Lopes Martins Souza (Orientador)
Título
Estratégias lúdicas no ensino de parasitologia: brincando, aprendendo e prevenindo doenças.
Palavras-Chave
parasitologia, atividades lúdicas, ferramentas participativas.
Resumo
O presente projeto foi desenvolvido com 430 crianças entre 10 e 12 anos de idade matriculadas nos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental de oito escolas municipais de Alfenas-MG. As atividades foram realizadas com a participação de discentes de vários cursos de graduação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) com a supervisão de professores da disciplina de Parasitologia básica. O objetivo foi despertar nas crianças a capacidade crítica sobre temas relacionados às doenças parasitárias, sensibilizando-as quanto à necessidade da promoção dos hábitos higiênicos e alimentares, até a conscientização política/ecológica culminando na prevenção da doença. As atividades foram distribuídas em quatro encontros em semanas consecutivas com duração de duas horas por dia, sendo ministradas aulas teóricas e práticas, complementadas com atividades lúdicas, como jogos educativos e laboratório móvel de parasitologia. Foram aplicados questionários iniciais abordando aspectos socioeconômicos e de conhecimentos prévios acerca dos temas abordados e ao término dos encontros, para verificar o conhecimento adquirido após as atividades, um segundo questionário foi aplicado. Um questionário foi também oferecido aos professores para posterior verificação de sugestões e críticas. Na primeira etapa do projeto foi realizado todo o processo de organização da parceria com a Secretaria de Educação de Alfenas em conjunto com os diretores de todas as escolas municipais e foi realizada também a capacitação dos alunos de graduação que participaram do projeto e a confecção de todas as dinâmicas (jogos) utilizadas. O projeto teve grande aceitação por parte das crianças bem como dos professores e concluímos que tais metodologias foram além da assimilação do conhecimento científico, mas também contribuíram no sentido de favorecer a interação entre os alunos, o trabalho em equipe, a motivação, a argumentação, e através das regras dos jogos, o respeito ao próximo.
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