Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Santa Catarina

AUTORES: Marina Lazarotto de Andrade (Autor)
Patrícia Ferreira Arienti (Orientador)
Título
Ampliar a cultura política, econômica e social dos estudantes de escolas da rede pública e dos cursinhos comunitários de Florianópolis
Palavras-Chave
Relações Internacionais; Educação; Economia Política Internacional
Resumo
O projeto 'Ampliar a cultura política, econômica e social dos estudantes de escolas da rede pública e dos cursinhos comunitários de Florianópolis' é pioneiro no curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina por unir atividade de ensino, através da disciplina de Economia Política Internacional (EPI), e extensão. O projeto tem dois principais objetivos. O primeiro, preencher a lacuna do estudo formal. O segundo, diminuir a fronteira que ainda existe entre a as atividades de ensino na universidade e a sociedade. Desse modo, pretende-se desconstruir algumas ideias, como a do exclusivismo universitário como locus do saber, a ideia de distância entre a universidade e a sociedade, e a impossibilidade dos secundaristas de áreas periféricas de Florianópolis em fazer parte da UFSC como aluno. A extensão é uma via de mão dupla, ambos os estudantes, o universitário e o secundário, vão aprender, trocar experiências e capacitar-se no decorrer do projeto. Enquanto os estudantes de ensino médio público e de cursinhos comunitários ampliaram a sua formação; os estudantes de graduação da UFSC terão a possibilidade de sair de sala de aula e conhecer outras realidades externas à UFSC. O projeto possui quatro principais etapas. A primeira de seleção de temas e escolas para o trabalho. A segunda de preparação, em grupos, de um material didático e das intervenções. Seguido pelas intervenções em sala de aula e, finalmente, pós intervenção é o retorno à universidade onde o projeto é debatido, os alunos da disciplina expõe suas posições e aprendizados, e tenta-se trazer os secundaristas para o ambiente universitário através de visitas e promoção de 'feiras de profissão'. Apesar de não estar concluído, já é possível dizer que o segundo objetivo está sendo atingido. Os universitários, ao sair da universidade, deslocam-se pela cidade, conhecem diferentes realidades, planejam aulas e material, e, o mais importante, retornam sedentos por novas intervenções e projetos.
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