Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Espírito Santo

AUTORES: Amanda Gonçalves (Autor)
Fabiana (Autor)
Adriano Pereira Jardim (Orientador)
Ana Carla Gomes (Autor)
Título
OFICINAS EM GRUPO PARA DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NECESSÁRIAS À PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO EM PSICOLOGIA.
Palavras-Chave
universitário; oficinas em grupo; atendimento psicológico.
Resumo
O Programa Nacional de Assistência Estudantil tem como finalidade a ampliação das condições de permanência de estudantes na educação superior pública federal, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão que visem contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e reduzir taxas de retenção e evasão. Coerente com tais pressupostos, este trabalho descreve as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão “Serviço de Atenção Psicológica ao Graduando da Universidade Federal do Espírito Santo”, em funcionamento desde 2014, e que oferece oficinas de: (a) orientação aos estudos; (b) desenvolvimento de habilidades sociais; e, (c) controle de ansiedade e enfrentamento do estresse. Cada uma das oficinas tem duração de oito encontros de duas horas cada, sendo conduzidas por graduandos de Psicologia devidamente orientados. As oficinas estão baseadas no princípio de que as habilidades que o estudante necessita para vencer algumas dificuldades presentes em seu percurso acadêmico podem ser aprendidas. Além das oficinas, também é oferecido atendimento psicológico individual. Em 2015 foram atendidos 12 estudantes em psicoterapia individual e 68 participaram de seis oficinas realizadas. Para avaliação dos resultados das oficinas foi utilizado um Inventário de Satisfação do Usuário que possuía quatro questões em escala likert (com pontuação variando de 1 a 5) e três questões abertas. As questões fechadas foram pontuadas com 4, em média, denotando uma avaliação positiva das oficinas no que se refere ao aprendizado de novas habilidades. Nas questões abertas, os participantes relataram interesse nas discussões e nas atividades realizadas e avaliaram positivamente a atuação dos terapeutas. Pontuaram, ainda, a necessidade de mais encontros para aprofundamento das temáticas e consolidação das habilidades aprendidas. Conclui-se que as oficinas contribuíram, de forma geral, para o desenvolvimento de habilidades necessárias à permanência dos estudantes na universidade
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