Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro

AUTORES: Priscilla Heinen Farias (Autor)
Claudia Reinoso Araujo de Carvalho (Orientador)
Paloma Vianna Ribeiro Vieira (Co-Autor)
Título
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Palavras-Chave
Extensão Universitária; Formação Profissional; Aprendizagem.
Resumo
Introdução: O ensino superior tem o papel de constituir um processo de busca, de construção científica e crítica do conhecimento produzido formando cidadãos conscientes, através da prática investigativa e do trabalho. O projeto de extensão é um meio de aproximar os estudantes da sociedade, possibilitando a construção de saberes interdisciplinares. Dessa maneira, os projetos de extensão universitária proporcionam a troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e a população. Objetivo: Apresentar a importância dos projetos de extensão na formação profissional de estudantes e a integração entre universidade e comunidade. Método: Apresenta-se com estratégia metodológica o relato de experiência, a partir da vivência de bolsistas de um projeto de extensão do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) intitulado “A Terapia Ocupacional no atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade social” .Resultados e Discussões: O projeto de extensão ofereceu oportunidades para um aprendizado prático durante a graduação, aproximando o estudante do campo social e da Gerontologia, auxiliando na elaboração de conceitos técnicos-científicos e fomentando as pesquisas e a produção de conhecimento na área, o que possibilitou ao estudante a travessia de fronteiras para além dos muros da universidade, criando novos desafios ao ofertar um espaço de encontro entre idosos e graduandos, proporcionando assim uma interação entre gerações. Dessa forma, o projeto de extensão atuou como espaço de reflexão crítica sobre a prática, troca de saberes e promoveu a consonância entre ensino e pesquisa, como atividades produtoras de conhecimento. Conclusão: Com esta experiência, verificou-se que os projetos de extensão podem promover melhor formação dos alunos e gerar reflexões acercas das vivências e da aprendizagem teórica por meio das ações práticas do projeto.
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