Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Estadual da Paraíba

AUTORES: Amanda Gonçalves (Autor)
Caroline Egert (Autor)
Adriano Pereira Jardim (Autor)
Fabiana Pinheiro Ramos (Autor)
Título
Avaliação de problemas psicológicos em universitários a partir de um instrumento para Seleção Sistemática de Tratamento
Palavras-Chave
clínica-escola de psicologia; serviço de triagem psicológica; psicoterapia.
Resumo
Um dos maiores desafios nos sistemas educacionais do ensino superior, na atualidade, é a procura da qualidade pedagógica, científica e relacional nos processos educativos de ensino/aprendizagem. Esse estudo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos, pelo Projeto de Extensão em Triagem Psicológica, da Universidade Federal do Espírito Santo, em 2015. Um Instrumento foi criado, com base no modelo da Seleção Sistemática de Tratamento (S.S.T.), realizada a partir da perspectiva da psicoterapia integrativa, para ser preenchido pelo graduando de Psicologia, na função de triador; para posterior análise e categorização. Esse instrumento era composto por dados demográficos, queixa principal e cinco dimensões relacionadas a essa queixa: Severidade, Motivação, Complexidade, Resistência e Estilos de Coping. Após encontros individuais com os estudantes, os graduandos de Psicologia preenchiam o Instrumento e o participante recebia o encaminhamento apropriado: psicoterapia individual ou oficinas. Participaram 42 universitários, de diversos cursos, dessa instituição; apareceram 12 perfis dentre os 32 possíveis e o mais incidente (31%) foi Alta Severidade, Alta Motivação, Alta Complexidade, Alta Resistência e Estilo de Coping Internalizador; 73,81% são Alta Severidade; 95,24% Alta Motivação para psicoterapia; 69,05% Alta Complexidade; 69,05% Alta Resistência e 64,29% Estilo de Coping Internalizador. Os resultados indicaram que os universitários apresentam problemas psicológicos importantes e que o seu grau elevado de reflexividade não diminui a severidade ou a complexidade dos problemas. Esse estudo mostrou a necessidade de programas de apoio psicológico aos estudantes de ensino superior, dado que o contexto universitário é um importante ambiente para o desenvolvimento dos jovens, pois apresenta um impacto em suas trajetórias de vida que vai além da profissionalização.
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