Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina

AUTORES: Samuel Spiegelberg Zuge (Autor)
Denise Antunes de Azambuja Zocche (Autor)
Fernanda Karla Metelski (Autor)
Jacira Batista de Oliveira (Co-Autor)
Jussara dos Santos Valentini (Co-Autor)
Keli Astrid Hubert (Co-Autor)
Peterson Luiz Duarte (Co-Autor)
Camila Marcon (Co-Autor)
Título
A EDUCAÇÃO PERMANENTE E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO NA ATENÇÃO HOSPITALAR
Palavras-Chave
Educação Permanente em Saúde; Gestão dos Serviços de Saúde; Hospital; Enfermagem.
Resumo
Introdução: A educação permanente em saúde visa desenvolver nos profissionais a capacidade de reconhecer as necessidades de mudanças das práticas do processo de trabalho em saúde e da formação. Objetivo: Relatar contribuições decorrentes da extensão universitária por meio da educação permanente em saúde para a atenção hospitalar. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de algumas das contribuições decorrentes da extensão universitária por meio do “Programa de Formação para Profissional de Enfermagem da Atenção Hospitalar em Educação Permanente em Saúde” da UDESC junto ao Hospital Regional do Oeste em Chapecó/SC. Resultados: Foram realizados encontros com os trabalhadores do hospital, os quais foram conduzidos por meio de metodologias ativas, o que pressupõe o uso de temas geradores a partir do cotidiano e dos nós críticos presentes no processo de trabalho, com vistas a qualificar o atendimento. O desenvolvimento desta ação demandou um processo continuo de reflexão identificando quais seriam as demandas mais urgentes frente às dificuldades dos novos colaboradores e dos “vícios” dos mais antigos. O grupo demonstrou interesse em desenvolver novas metodologias que propiciem uma melhor definição dos problemas do trabalho e suas respostas educacionais e redesenhar cenários de acolhimento aos novos colaboradores. A ação vem contribuindo para quebra da centralidade nas decisões, auxiliando na organização de redes de relações tecidas e refletidas nas percepções e vivências dos profissionais sobre a realidade do cotidiano da atenção hospitalar. Outro destaque foi o trabalho interdisciplinar e intersetorial que emergiu a necessidade de integração com a atenção básica do município, no que diz respeitos ao trabalho em redes. Conclusões: O Programa auxilia no enfrentamento dos problemas que emergem no cotidiano do trabalho em saúde e enfermagem e fomenta o desenvolvimento dos acadêmicos e dos profissionais de saúde, permitindo da mesma forma, a integração entre pesquisa, ensino e extensão.
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