Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Lucimara Cristina de Paula (Autor)
Kelly Cristina Ducatti da Silva (Co-Autor)
Título
O QUE REVELAM AS MEMÓRIAS DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PROJETO “A DIMENSÃO DIDÁTICA NO TRABALHO DOCENTE: RELAÇÕES ENTRE ENSINAR, APRENDER, PESQUISAR E AVALIAR”
Palavras-Chave
Trabalho docente. Formação de professores. Memórias.
Resumo
Introdução. No projeto “A dimensão didática do trabalho docente: relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar”, acadêmicos de cursos de Licenciatura acompanham e auxiliam o trabalho de professores da Educação Básica, registrando avanços e desafios sobre os processos de ensinar e aprender, por meio de narrativas. O conteúdo das narrativas constitui objeto de estudo e reflexão em encontros mensais de formação, privilegiando aspectos relativos ao processo didático, com vistas a compartilhar e possibilitar o desenvolvimento de novas formas de organização didática no ensino de conteúdos curriculares. Objetivos. Elaborar narrativas a partir de observações em aula, intervenções didáticas e estudos realizados nas reuniões do projeto; refletir sobre o conteúdo das narrativas, a prática docente e a aprendizagem da docência, a partir de estudos teóricos, discussões e vivências em sala de aula. Metodologia. Observações do trabalho docente, planejamento de ações em parceria com o professor da escola, registros subsidiados por roteiros, narrativas de formação, memórias sobre os encontros coletivos, sistematização e análise de temáticas. Resultados Parciais. Busca coletiva de saberes e compreensões sobre o ato de ensinar; problemas identificados na docência; compartilhamento de experiências; desenvolvimento da curiosidade, da investigação e do questionamento; formação do acadêmico para o início da docência; estreitamento da relação universidade-escola. Conclusões. A escrita de narrativas sobre processos formativos dos professores tem se mostrado uma oportunidade de problematização e reflexão sobre a própria experiência e a experiência do outro; tem revelado aprendizagens sobre a complexidade da docência e compreensões críticas sobre o trabalho do professor e o cotidiano escolar, a partir do encontro com o outro, do diálogo com diferentes pessoas, que trazem elementos para análise da profissão e da prática docente como objetos de conhecimento.
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