Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Monica Almeida Gavilan Santoro (Autor)
Leonardo Lucas do Nascimento Siqueira (Co-Autor)
daene Silva de morais lima (Co-Autor)
larissa bezerra de oliveira (Co-Autor)
Título
ANÁLISE DOS PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)
Palavras-Chave
Responsabilidade Social - Extensão - Satisfação
Resumo
No cerne da sociedade brasileira cada vez discute-se mais sobre questões relacionadas à Responsabilidade Social. Baseado nisso, o Instituto Federal de Educação do RN (IFRN) executa diferentes cursos de extensão oferecidos aos funcionários da Instituição e comunidade em geral, dentre estes, destacam-se "Robótica para todos", "Inclusão digital para a Melhor Idade","Formação da Banda de Metais", "Atelier de Portas Abertas", "Atletismo: correr para a vida", "Segurança e saúde nas escolas: formando multiplicadores", dentre outros. Nesse sentido, este trabalho objetivou investigar o nível de satisfação dos usuários dos projetos sociais do IFRN, caracterizando o perfil socioeconômico destes. A pesquisa possui caráter descritivo, com amostra por faixas etárias, gênero e vínculo com o Instituto. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário, com enfoque quantitativo. Foram validados 62 questionários. Destes, 92% dos participantes dos projetos sociais foram do sexo feminino. A faixa etária predominante foi “acima de 50 anos” (73%). Na dimensão “Renda Familiar”, 52% possuíam renda entre 2-4 salários mínimos. A maioria dos entrevistados (93%) afirmam que os projetos sociais são de fácil acesso, e 79% avaliam os projetos como “Muito Bons”. Quanto a Satisfação com a divulgação dos Projetos, ocorre um equilíbrio entre os “Satisfeitos” e os que apresentam um nível de satisfação regular. Baseando-se nos resultados encontrados os usuários dos Projetos apresentam um índice de satisfação elevado, sendo a maioria oriundos do público externo, cumprindo assim o papel social da Instituição. Existe porém, a necessidade de maior divulgação por parte do Instituto, de tais Projetos. Assim, é essencial a busca por estratégias que viabilizem a propagação desses projetos extensionistas com vistas, não só beneficiar a sociedade, mas também de exacerbar em nossa comunidade acadêmica o sentimento de responsabilidade social e cuidado com o semelhante.
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