Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Hadassa Harumi Castelo Onisaki (Autor)
Rui Manoel de Bastos Vieira (Orientador)
Título
NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DISCUSSÃO DE ROBÓTICA PARA CRIANÇAS
Palavras-Chave
ROBÓTICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, NOVAS TECNOLOGIAS
Resumo
As novas tecnologias trouxeram soluções práticas para diversos setores da sociedade, destacando-se a área da robótica, criada essencialmente para auxiliar o homem em tarefas complexas e repetitivas, com aplicações que vão desde a exploração de outros planetas, a realização de cirurgias com precisão até ao aumento da produtividade em indústrias, na qual vem ganhando espaço gradativo também no âmbito escolar, se tornando uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo relatar o que foi desenvolvido em uma das atividades do projeto de extensão L.Y.R.A (Laboratório Interdisciplinar de Robótica e Astronáutica), coordenado por pesquisadores da UNIFESP e USP- Leste, que contou com a participação, em sua maioria, de licenciandos em ciências. No ano de 2015 foram realizadas intervenções com alunos da educação infantil de uma escola pública do município de São Paulo, no qual abordamos o tema de robótica, priorizando a ludicidade como estratégia pedagógica. Através de reuniões semanais, produzimos materiais didáticos que levavam em conta o grau de dificuldade de acordo com a faixa etária dos alunos atendidos. Ao avaliar as intervenções desenvolvidas verificamos que as crianças se interessaram pelo tema proposto, interagiram uns com os outros criando estratégias para a resolução de problemas, demostraram-se empolgados durante as atividades, relacionando os conceitos abordados com conteúdos curriculares. Acreditamos que a utilização da robótica na escola pode desempenhar uma ferramenta facilitadora na discussão de diversos saberes, propiciando a aproximação do aluno às novas tecnologias.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros