Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria |
AUTORES:
Danieli Samara Federizzi (Autor) Vera Lucia Freitag (Autor) Sidnei Petroni (Orientador) Fabiéli Vargas Muniz Schneider (Co-Autor) |
Título |
ATIVIDADES LÚDICAS COMO MEIO DE PROMOVER O CUIDADO A MULHERES/MÃES DE CRIANÇA/ADOLESCENTE COM PARALISIA CEREBRAL |
Palavras-Chave |
Cuidado; Abordagem lúdica; Mães; Enfermagem |
Resumo |
INTRODUÇÃO: O presente trabalho trata-se de um projeto extensionista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/campus Palmeira das Missões (PM)/RS, que visa trabalhar com um grupo de mulheres-mães cuidadoras de criança/adolescente com Paralisia Cerebral dentro do conceito ampliado de saúde, com enfoque em grupos operativos, realizados por meio de atividades lúdicas, buscando-se refletir sobre prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde. OBJETIVO: Desenvolver atividades lúdicas com as mulheres/mães cuidadoras de criança/adolescente com paralisia cerebral a fim de proporcionar momentos de descontração, alegria, diversão, relaxamento e diálogo, com ênfase no aumento da autoestima. METODOLOGIA: Grupos operativos, com o desenvolvimento de atividades lúdicas. Os participantes dos grupos serão mulheres-mães de criança/adolescente com paralisia cerebral que levam seus filhos para o serviço especializado (APAE) de um município situado na região norte do estado do RS e as atividades serão desenvolvidas neste mesmo local. RESULTADOS PARCIAIS: integração e entrosamento entre os participantes do grupo e da coordenadora com os participantes; momentos de diálogo e troca de experiências; descontração, alegria, diversão, relaxamento e sorrisos, por meio de atividades lúdicas, contribuindo para o aumento da autoestima e autoexpressão de seus sentimentos e pensamentos; dedicação e criatividade das participantes nas atividades propostas; bem-estar físico, mental e espiritual e satisfação das participantes frente às atividades realizadas e o método de aplicabilidade. CONCLUSÕES: Considera-se de grande importância a inserção do acadêmico na sociedade, através do projeto extensionista, promovendo a troca de saberes entre Universidade e comunidade, diálogos construtivos e o desenvolvimento de atividades que venham a contribuir positivamente para o público que se deseja atingir. |