Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Vinícius Silva Guizellini (Autor) Larissa Renata de Oliveira Bianchi (Orientador) Marcílio Hubner de Miranda Neto (Colaborador) Débora de Mello Gonçales Sant’Ana (Colaborador) Natália Brita Depieri (Co-Autor) Lídia Rodrigues Cicero (Co-Autor) |
Título |
RITMOS BIOLÓGICOS E SUAS APLICABILIDADES |
Palavras-Chave |
Cronobiologia; Conhecimento científico; Divulgação. |
Resumo |
A cronobiologia é um ramo novo na ciência, apesar das discussões empíricas se iniciarem no século XVII, apenas em meados do século XX é que a cronobiologia passou a ser considerada como disciplina científica. Ainda assim, sabe-se hoje, que seus estudos têm extrema importância para os humanos, visto que discutem os horários escolares predefinidos, inversão de turno de trabalho, hábitos que acabam atrasando o horário de se deitar, como o uso de aparelhos eletrônicos, além de ser fundamental na compreensão da depressão sazonal, entre outros. Tendo isso em vista, surge o projeto “Ritmos Biológicos: em casa, no trabalho e na escola” que teve inicio em 01/01/2012 e têm término previsto para 31/12/2016, com possibilidade de renovação. Esse projeto tem como objetivo a popularização de conhecimentos de cronobiologia, através de palestras em escolas e empresas para que possam organizar os turnos de atividades de maneira mais efetiva e com menos desgaste físico e mental. Além disso, o projeto realiza pesquisas de campo, experimentação em laboratório, textos em blog, exposições, peças de teatro, TCC e aulas em pós-graduação. Desde então, o projeto conta com a participação de diversos professores da UEM e outras IES, alunos de cursos distintos e voluntários da comunidade externa, o que possibilitou o alcance de 7742 atendimentos em três anos. Por fim, observamos um aumento gradativo de pessoas impactadas, número de palestras, eventos, cursos, artigos publicados, e demais atividades realizadas. Podemos inferir que o projeto tem obtido resultado positivo na divulgação desse conhecimento cientifico, com previsão de continua evolução a fim de difundi-lo a comunidade acadêmica e externa, visando a melhoria da saúde e qualidade de vida. |