Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Rosana Machado de Souza (Autor)
Diogo Pereira Matos (Co-Autor)
Aparecida Neli Ferreira (Co-Autor)
Título
Atividades de extensão e perfil do ingresso: intersecções entre acesso à cultura, relações raciais e o mundo do trabalho
Palavras-Chave
Inserção artístico-cultural; relações raciais; mundo do trabalho.
Resumo
No ano de 2015, foi desenvolvido no âmbito do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG), Campus São João del-Rei o Programa Bolsa Arte IF que tinha por objetivo apoiar a participação de estudantes da instituição em atividades artístico-culturais. Na realização do programa os bolsistas e comunidade externa envolvida integraram o grupo de teatro, TeatrIF del-Rei, que desenvolveu o projeto Orfeu da Conceição e Cabelim Lindim: educação, teatro e relações raciais; desenvolveram o Projeto É Hoje! que trazia apresentações de artistas de São João del-Rei e região para o campus; e contribuíram para a realização do Curso de Extensão Corpóreo-vocal: desenvolvendo a fala em público, que realizou exercícios corporais e vocais trabalhando a desinibição e o autocontrole para a fala em público. Dentre as dificuldades encontradas para a realização do programa podemos citar a alta rotatividade de bolsistas que se afastavam das atividades por se inserirem no mercado de trabalho. A partir do levantamento de dados da Coordenação Geral de Assistência Estudantil (CGAE) sobre o perfil dos alunos que ingressaram no ano de 2015, foi possível correlacionar as informações sobre o acesso dos alunos da instituição com a arte e a cultura; sobre seu pertencimento e consciência étnico-racial; e sobre sua relação com o mundo do trabalho. A partir desses dados foi possível perceber que ações que valorizam e incentivam o acesso à arte e à cultura são fundamentais para se alcançar uma formação plena dos estudantes dos cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas da instituição, além disso, esses dados puderam auxiliar na criação de estratégias e ações que possibilitaram uma maior inserção cultural dos alunos, contribuindo assim, para sua formação integral.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros