Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
AUTORES:
Daniel Fioravanti Gimenez (Autor) Patrick Theodore Souccar (Co-Autor) Marília Taily Soliani (Co-Autor) Taís Rigotto Rahme Costa (Co-Autor) Isabella Maria Machado da Silva (Co-Autor) José Francisco Kerr Saraiva (Orientador) Carolina Parra Magalhães (Co-Autor) |
Título |
PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA A PARTIR DO COMBATE AO SEDENTARISMO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS |
Palavras-Chave |
prevenção ; Doença Cardiovascular ; criança e adolescente |
Resumo |
As Doenças Cardiovasculares(DCV) são a principal causa de morte no Brasil. Atualmente, respondem por 30% dos óbitos. Na gênese da DCV, destacam-se fatores de risco modificáveis cuja importância e prevalência estão cada vez mais presentes.Em 2010, um estudo realizado em Campinas apontou que enquanto a atividade física complementar semanal era de apenas 1h45 na escola e 2h23 para as atividades fora da escola, os hábitos sedentários como televisão e computadores representaram 3h29 diários.[SARAIVA] Na população pediátrica é consenso que a obesidade cresce de forma significativa. Assim, é imprescindível alertar e orientar essa população, a partir de ações educativas com professores, pais e alunos, sobre a prevenção e a promoção da saúde cardiovascular. O presente projeto teve por objetivo desenvolver atividades de capacitação de professores, pais e alunos para sirvam de agentes multiplicadores na redução dos fatores de risco para as DCVe promoção da saúde de si mesmos e da população. Material e Metodos: foram selecionadas 6 escolas públicas de ensino fundamental e médio de Campinas/SP.Desenvolveu-se atividades práticas com material didático proposto por uma equipe multidisciplinar, reuniões entre alunos e professores, e para avaliação do ensino, aplicou-se questionários prévios e pós intervenção (Questionário Internacional de Atividade Física). Através dos questionários, avaliou-se o aprendizado dos alunos, após as atividades que em observação qualitativa notou-se melhora na aptidão referente a importância da atividade física.Observou-se também o interesse dos docentes que levaram para outras instituições em que trabalham, conceitos aprendidos junto ao grupo de extensão, desempenhando portanto o papel de agentes multiplicadores de saúde. Em conclusão os resultados qualitativos parciais mostraram que tanto alunos como professores foram sensibilizados a refletir a importância do incentivo à atividade física além da perspectiva de atuarem como agentes multiplicadores. |