Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Santa Maria

AUTORES: FLÁVIA GABRIELA MUNIZ BUBANZ (Autor)
KATIA OLMEDO BRAUN (Orientador)
Gabriela Scarton Barriquello (Colaborador)
Michel Luís Reckziegel (Colaborador)
Título
GINCANA PET: UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Palavras-Chave
SAÚDE; ESCOLARES; HIGIENE BUCAL; HIGIENE GERAL
Resumo
Devido à dificuldade de acesso da população de baixa renda à serviços de saúde e da dificuldade de pais e educadores em orientar escolares sobre a importância de uma higiene geral e bucal adequada, o Grupo PET-Odontologia visando oportunizar um aprendizado efetivo e com qualidade acerca de cuidados com a higiene, realizou atividades lúdicas com crianças da 6º série de uma escola pública de Santa Maria no ano de 2013, através de técnicas pedagógicas de ensino/aprendizagem abordando não só higiene oral, mas também a higiene de todo o corpo. O objetivo foi avaliar a eficácia dessas atividades em relação ao controle do biofilme dental, sangramento gengival e o conhecimento teórico dos 46 alunos dessa série. Para avaliar a efetividade destas ações, os alunos foram submetidos a exames de Índice de Placa Visível (IPV), Índice de Sangramento Gengival (ISG) e questionários sobre saúde bucal e geral antes e após as atividades. Foram incluídas como avaliadas do início ao fim 25 crianças, totalizando 659 dentes. Os valores registrados entre IPV-Inicial médio de 52% comparado com IPV-Final médio de 36%, demonstrou uma redução considerável, o mesmo ocorrendo com o ISG-Inicial médio 40% que foi reduzido para ISG-Final médio de 28%. Em relação aos questionários de saúde bucal e geral, constatou-se que o conhecimento teórico foi transmitido de maneira eficaz aos escolares. Com isso, nota-se que esta ação mostrou-se eficaz ao controle de placa (IPV). Embora o ISG tenha reduzido, requer uma melhor abordagem de motivação do paciente em realizar a higienização bucal rotineiramente. O grupo analisados teve acréscimo quanto ao conhecimento teórico do tema abordado, mas esta averiguação não está diretamente proporcional à mudança de hábitos, para isso seriam necessárias medidas de controle e de alteração no ambiente familiar e escolar a fim de tornar as medidas de saúde rotineiras no dia-a-dia.
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