Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: Douglas de Araújo Bernardes (Autor)
Gercine Luíza (Autor)
Jacks Richard de Paulo (Co-Autor)
Marta Bertin (Co-Autor)
Maria Antonia Tavares de Oliveira Endo (Co-Autor)
Título
O Circuito do Trem em Ouro Preto/Mariana-MG: Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica
Palavras-Chave
Alfabetização Cartográfica; Anos Iniciais; Ensino e Aprendizagem.
Resumo
O projeto de extensão denominado Circuito do Trem em Ouro Preto/Mariana-MG: Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica tem o intuito de apresentar outras possibilidades de se abordar com crianças as noções conceituais durante o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia, com vistas a despertar o interesse para a observação das representações de mundo, e, sobretudo, aguçar a visão crítica para leitura de tais representações de mundo. Desta forma, o objetivo principal desta proposta sob a perspectiva de uma formação continuada de professores que atuam no referido nível de ensino foi de proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para alfabetização cartográfica, com o intuito de ampliar a possibilidade de identificar signos e de interpretá-los por parte dos nossos alunos. Para tal, três encontros formativos de forma presencial devem ocorrer no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Hebe Rola”/ICHS/UFOP, ao longo do primeiro semestre do corrente ano, sendo que o quarto e último encontro será o trabalho de campo, totalizando 16 horas. Os resultados preliminares desta proposta demonstram que há necessidade de se promover o aprofundamento de estudos e reflexões junto aos professores, pois, muitos apresentam dificuldades em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que contemplem as relações cotidianas de seus alunos ao abordar as noções cartográficas e a leitura de mundo.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros