Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto |
AUTORES:
ESTEFANIA DE SA MOURA (Autor) Felício Siqueira Nunes (Autor) André Luiz Barbosa Lima (Autor) Melissa Mara Oliveira Rocha (Autor) Savio Figueira Corrêa (Orientador) |
Título |
UM NOVO OLHAR PARA PROBLEMAS AMBIENTAS ATRAVÉS DO ENSINO DE FÍSICA |
Palavras-Chave |
física ambiental, ensino médio, ensino fundamental |
Resumo |
A busca por trabalhos interdisciplinares e os problemas sócios ambientais que atingem nossas comunidades, este projeto visa a execução de uma linha de trabalho acadêmico pouco estudado: a relação entre a Física e o Meio Ambiente. O projeto foi dividido em duas linhas de trabalho: elaboração de palestras e debates sobre assuntos relacionados à Física e ao Meio Ambiente, e elaboração de kits experimentais de Física Ambiental. Para elaboração de palestras e debates inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico de temas que envolvam questões ambientais correlacionados aos conceitos físicos vistos nas três séries do ensino médio. A partir desta etapa, as palestras foram elaboradas para serem apresentados nas escolas públicas. Com o desenvolvimento das palestras, foram elaborados quatro kits experimentais de física ambiental, usando material reciclado, abordando problemas como o aquecimento global. Estes kits foram agregados nas apresentações das palestras e debates. Este trabalho de extensão será inicialmente apresentado na Escola Estadual Dr. Geral Parreiras, situado no município de João Monlevade – MG. A aplicação destes kits será feita pelo bolsista sob a supervisão e orientação do orientador através de aulas experimentais na sala de aula da turma de ensino médio e na feira de ciências. Além disso, o projeto está com a proposta de adequar os experimentos para uma linguagem voltado para alunos do ensino fundamental I e II. Espera-se que através deste trabalho venha despertar um maior interesse nos alunos sobre os problemas ambientais e da importância da preservação de meio ambiente, devido ao perfil interdisciplinar do projeto. |