Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Ouro Preto

AUTORES: ESTEFANIA DE SA MOURA (Autor)
Felício Siqueira Nunes (Autor)
André Luiz Barbosa Lima (Autor)
Melissa Mara Oliveira Rocha (Autor)
Savio Figueira Corrêa (Orientador)
Título
UM NOVO OLHAR PARA PROBLEMAS AMBIENTAS ATRAVÉS DO ENSINO DE FÍSICA
Palavras-Chave
física ambiental, ensino médio, ensino fundamental
Resumo
A busca por trabalhos interdisciplinares e os problemas sócios ambientais que atingem nossas comunidades, este projeto visa a execução de uma linha de trabalho acadêmico pouco estudado: a relação entre a Física e o Meio Ambiente. O projeto foi dividido em duas linhas de trabalho: elaboração de palestras e debates sobre assuntos relacionados à Física e ao Meio Ambiente, e elaboração de kits experimentais de Física Ambiental. Para elaboração de palestras e debates inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico de temas que envolvam questões ambientais correlacionados aos conceitos físicos vistos nas três séries do ensino médio. A partir desta etapa, as palestras foram elaboradas para serem apresentados nas escolas públicas. Com o desenvolvimento das palestras, foram elaborados quatro kits experimentais de física ambiental, usando material reciclado, abordando problemas como o aquecimento global. Estes kits foram agregados nas apresentações das palestras e debates. Este trabalho de extensão será inicialmente apresentado na Escola Estadual Dr. Geral Parreiras, situado no município de João Monlevade – MG. A aplicação destes kits será feita pelo bolsista sob a supervisão e orientação do orientador através de aulas experimentais na sala de aula da turma de ensino médio e na feira de ciências. Além disso, o projeto está com a proposta de adequar os experimentos para uma linguagem voltado para alunos do ensino fundamental I e II. Espera-se que através deste trabalho venha despertar um maior interesse nos alunos sobre os problemas ambientais e da importância da preservação de meio ambiente, devido ao perfil interdisciplinar do projeto.
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