Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Direitos Humanos e Justiça

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: Peterson Elizandro Gandolfi (Orientador)
Ana Luiza Guimarães Borges (Autor)
Camila Tavares Mota (Autor)
Franciele Galindo Santos (Autor)
Maria Raquel Caixeta Gandolfi (Co-Orientador)
Título
“QUEM TRASNFORMA SE TRANSFORMA”: FORMAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS NO EXERCÍCIO DA EXTENSÃO
Palavras-Chave
extensão universitária; Campus fora de sede; transformação social; lideranças estudantis.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados do processo (auto)transformação de estudantes universitários que participaram de ações extensionistas. A partir do entendimento freiriano do “educar é educar-se”, também entendemos a proposta extensionista como “transformar é transformar-se”. Para isso, apresentamos ações que foram feitas em três casos distintos (Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus, Lar de Idosas Eurípedes Barsanulfo e Lar Vicentino Padre Alaor) localizadas no Município de Patos de Minas, envolvendo aproximadamente 70 estudantes de um Campus Universitário fora de sede da Universidade Federal de Uberlândia. A partir da proposta de execução de uma ação solidária idealizada por lideranças estudantis do Campus, propusemos a transformação dessa ação em um projeto extensionista. Os resultados apontaram para três transformações: a primeira transformação foi relacionada aos resultados identificados nas pessoas e organizações que foram visitadas onde o público atendido pode receber a ação e modificar-se com ela; a segunda (auto)transformação está relacionada ao processo de entendimento por parte dos estudantes da diferença entre assistência e extensão dentro do processo de planejamento e elaboração de um projeto de extensão; e, por fim, a terceira (auto)transformação está relacionada à clara percepção do sentimento de auto realização por parte dos estudantes que participaram do projeto.
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