Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: Carolina Cunha Manhezzo (Autor)
Jhonatan Soares Andrade (Autor)
Título
As Relações de Gênero no programa de Extensão Ações Formativas Integradas
Palavras-Chave
Gênero na sala de aula; Ações formativas Integradas (AFIN)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo averiguar de que maneira as relações gênero estão presentes dentro da sala de aula do programa Ações Formativas Integradas (AFIN). O AFIN é um programa de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que visa preparar egressos e alunos (as) do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino para o ENEM, e ao mesmo tempo capacitar à formação docente dos alunos das licenciaturas oferecidas pela Universidade. No ano de 2015, o AFIN contou com duas turmas, sendo uma no turno vespertino, das 14h às 18h, e outra no turno da noite, da 18h30 às 22h15, como aulas de segunda a sexta. Para alcançar nosso objetivo, aplicamos questionários a professores (as) das diferentes áreas do conhecimento, além de observar algumas aulas no segundo semestre de 2015. Constatamos que apesar de Gênero não ser um conteúdo da maioria das disciplinas curriculares, o debate em torno deste é presente dentro e fora da sala de aula, seja através de conflitos de gênero durante a aula, ou na ausência de autoras nas aulas de literaturas, ou no incômodo causado dentro da sala por relacionamento homoafetivo entre alunos (as). A desigualdade social e o preconceito causados por questões de gênero é algo concreto e real em nosso país, de modo que isso interfere dentro da sala de aula, independentemente da vontade do(a) professor(a), da escola, ou da sociedade civil. Ainda, pelo caráter de extensão do programa, podemos observar que o debate sobre gênero aparece em dois momentos no ensino, no cotidiano da sala de aula e na formação do(a) docente. Sendo que este último se faz urgente e necessário no atual cenário nacional. Assim, se torna evidente a importância de programas e projetos que visem formar professores(as) não apenas para o conteúdo de sua disciplina curricular, mas principalmente para temas que estão presentes de forma direta e/ou indireta na sala de aula, como por exemplo, gênero e sexualidade.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros