Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Meio ambiente

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Douglas Sousa da Silva (Autor)
Poliana Barbosa da Silva (Autor)
Vandreza Luana Pinto Melo (Autor)
Helionora Silva Alves Chiba (Orientador)
Título
JARDINAGEM NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PARA DESENVOLVER AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SÉRIES INICIAIS
Palavras-Chave
Natureza, Sociedade, Região Amazônica
Resumo
Desde a década de 1970, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, a educação ambiental vem ganhando espaço nos ambientes educativos como escolas e universidades, visando sensibilizar a população acerca das questões ambientais. Torna-se então necessário projetos de cunho social que promovam consciência ecológica e preservação do meio ambiente. A jardinagem na escola pode ser uma ferramenta que contribui no processo ensino-aprendizagem, pois, é possível trabalhar conceitos de ecologia, sustentabilidade, além de embelezar e deixar o ambiente escolar mais atrativo. Considerando esses aspectos, este texto apresenta o resultados de uma atividade de extensão que teve por objetivo pro-mover ações de educação ambiental para contribuir com a sadia convivência do ser humano com a natureza. As atividades foram realizadas com alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Aldo Ferreira Campos localizada na periferia do município de Santarém, no Oeste do estado do Pará. As atividades desenvolvidas constaram de reunião com a direção da escola, avaliação do panorama atual do jardim, limpeza da área para expansão do jardim, pintura de pneus para o plantio de mudas e palestra com alunos e professores. Realizou-se poda, adubação, eliminação de plantas daninhas do jardim e plantio de novas plantas de porte herbáceo, arbustivo e arbóreo. Durante a realização das atividades com os alunos foi demonstrado a eles o quão importante são os valores como solidariedade, cooperação, respeito ao próximo e a natureza, além do trabalho em equipe, uma vez que para a execução do projeto foi necessário várias pessoas. A participação dos alunos foi considerada positiva e com isso, espera-se que a contato com a natureza através de plantar e cuidar das plantas torne-se um meio de sensibilização para a preservação ambiental e que estes possam atuar como multiplicadores dessa ideia.
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