Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Pollyanna Souza Oliveira (Autor)
Jivarlos Pereira Silva da Cruz (Co-Autor)
Título
Professores sem fronteiras: formação e profissionalização de docentes de inglês na Paraíba
Palavras-Chave
Formação Docente, Língua Inglesa, Desenvolvimento profissional
Resumo
O programa "EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa" objetiva criar um espaço para o desenvolvimento profissional de docentes de Inglês da Paraíba e alunos de Letras/Inglês, buscando integrar os professores na formação de um coletivo e proporcionar um espaço de prática da língua inglesa, troca de experiências e a produção de conhecimento nesse contexto. Partiu da demanda de professores de inglês do Estado por ações específicas de formação, tendo em vista sua baixa participação em editais de programas de intercâmbio ofertados por agências como a CAPES. Uma das ações oferecidas envolve encontros semanais para discussão de tópicos e pesquisas relacionadas ao ensino de língua inglesa, liderados por uma equipe extensionista que inclui alunos de graduação e da Pós-Graduação em Linguística da UFPB, além de parceiros especialistas de convênios com a Embaixada Americana e a Fulbright. Este trabalho busca apresentar um histórico de ações do EFOPLI de 2014-2016, indicando como se deu a mobilização dos 80 professores para participação nas oficinas e definição dos tópicos a serem tratados, além da organização de um evento, que reuniu mais de 200 educadores em 2015, e configurou-se, também, como um espaço para a apresentação de trabalhos dos participantes do programa. Analisaremos relatos de experiências de professores participantes, focalizando os impactos das ações para a formação e desenvolvimento docentes. A análise dos dados aponta para o empoderamento dos professores de inglês na Paraíba e fortalecimento desta comunidade, indicando a relevância de ações como esta, dada a inexistência de programas e projetos na Paraíba que tenham como público-alvo os professores de inglês da Educação Básica. Além disso, os docentes indicam a importância de um espaço para o uso a língua inglesa, e para o compartilhamento de experiências, desafios e possibilidades para a sala de aula com o coletivo docente e o contato com pesquisas realizadas na UFPB.
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