Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal da Paraíba

AUTORES: Jivarlos Pereira Silva da Cruz (Autor)
Pollyanna souza Oliveira (Co-Autor)
Título
Construindo pontes entre a formação inicial e continuada de professores de inglês na Paraíba
Palavras-Chave
Formação Docente, Língua Inglesa, Estágio.
Resumo
O programa "EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa", através do projeto "Interiorizando e ampliando ações de desenvolvimento profissional para professores de Inglês na Paraíba", busca ampliar ações de formação docente em andamento na UFPB e interiorizá-las na Paraíba, buscando integrar professores em formação inicial da UFPB (alunos de Letras/Inglês) e em formação continuada da rede regular de ensino na construção de um coletivo e proporcionar um espaço de prática da língua inglesa, troca de experiências e a produção de conhecimento nesse contexto. Uma das ações oferecidas são encontros semanais para discussão de tópicos e pesquisas relacionadas ao ensino de língua inglesa, educação e políticas linguísticas, liderados por uma equipe extensionista que inclui professores e alunos de graduação e da Pós-Graduação em Linguística da UFPB, além de parceiros especialistas de convênios com a Embaixada Americana e a Fulbright. Este trabalho busca analisar relatos de experiência de graduandos em Letras/Inglês na UFPB, participantes do programa, focalizando o impacto das ações, realizadas em João Pessoa e Campina Grande, para sua formação e desenvolvimento docentes. A análise dos dados identifica esse espaço como enriquecedor na formação inicial, tendo em vista 1. o contato semanal dos graduandos com os professores da Escola Básica, o que proporciona uma aproximação com a realidade da escola e o conhecimento sobre experiências, desafios e projetos de sucesso de professores antes mesmo de entrarem na escola na condição de estagiários do curso de Letras; e 2. o contato com colaboradores nacionais e internacionais do projeto que contribuem com a discussão de metodologias e tópicos interdisciplinares que impactam a sala de aula, além do avanço no uso do inglês. Há, ainda, a indicação da construção de parcerias efetivas entre a universidade e as escolas, que podem transformar os estágios em experiências mais efetivas. Os alunos de Letras apontam, também, para a possibilidade de colaboração com os professores, aproximando teoria e prática na compreensão do trabalho docente.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros