Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

AUTORES: Carolina Gomes da Costa (Autor)
Joana de São Pedro (Autor)
Título
A formação do professor e as Tertúlias Dialógicas Culturais
Palavras-Chave
tertúlias dialógicas culturais; literatura; diálogo
Resumo
Este plano de trabalho de uma orientanda de extensão do curso de Letras – Licenciatura – Português-Inglês se insere em um projeto de extensão da PUC-Campinas, chamado “Tertúlias Dialógicas Culturas”. Foi iniciado em abril de 2016, possui como foco a temática da cultura por meio da Literatura e outras expressões culturais. O projeto desenvolve-se em momentos extraclasse com alunos do oitavo e nono ano do Colégio PIO XII de Campinas-SP (colégio de aplicação da PUC-Campinas), buscando incentivar a leitura por meio de canais de comunicação. No viés abordado da licenciatura, o objetivo consiste em fazer a relação das tramas das obras literárias em foco com músicas, filmes e/ou seriados diversos, através de perguntas que instiguem os alunos a refletir sobre a vida. Tal estratégia foi acrescentada como uma ressignificação à metodologia utilizada no primeiro momento de cada oficina do projeto, conhecida como tertúlias dialógicas, as quais permitem a reflexão, em rodas de conversa, sobre a vida real por meio da leitura de obras clássicas. Estão sendo fabricados, pelo público-alvo, portfólios online que auxiliam o caminhar do projeto e a própria interação dos alunos com os materiais apresentados. Esses portfólios apresentarão os resultados do projeto, ao final de sua execução. Até agora, os participantes contribuíram com seus depoimentos sobre as obras lidas e com artes manuais relacionadas a essas leituras. Os resultados são parciais, porém, desde já, tem-se notado um maior interesse pela literatura, motivação para a leitura e a capacidade dos participantes de relacionarem suas leituras com a realidade e as tramas lidas com canais de comunicação variados.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros