Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Ana Caroline Veiga de Souza (Autor)
Roseane da Silva (Autor)
Vania Lucia Alves (Autor)
Claudia Gomes (Orientador)
Título
BRINQUEDOTECA UNIFAL: UM ENFOQUE À PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA BIOPSICOSSOCIAL
Palavras-Chave
Desenvolvimento Infantil; Humanização; Psicologia Histórico Cultural.
Resumo
A presente proposta vinculada ao Projeto de Extensão Liga de Psicologia na Saúde, desenvolvido sob o aporte teórico da Psicologia Histórico Cultural, tem como enfoque a problematização do desenvolvimento humano em sua dimensão biopsicossocial. Defendemos que os espaços de educação formal e não-formal devam estar alinhados aos pressupostos da Promoção da Saúde, propiciando a qualificação dos processos de desenvolvimento na infância. Para tanto, este projeto tem como objetivo o desenvolvimento estratégias lúdicas que abordem a interface saúde, educação e desenvolvimento infantil, na Brinquedoteca da UNIFAL-MG. Tratam-se de ações realizadas diariamente das 8h às 11h e das 13h às 17h em um espaço composto por vários brinquedos, jogos e atividades de leitura e interpretação que são ofertadas às crianças de 3 a 12 anos, com o acompanhamento contínuo de monitoras que desenvolvem estratégias lúdicas, que são usadas com o intuito de criar um espaço conversacional no qual as crianças possam expressar-se, criar, imaginar e desenvolver uma releitura de suas experiências vividas. Como resultados podemos evidenciar que ações lúdicas desenvolvidas na Brinquedoteca que atende em média 25 crianças semanalmente, vem propiciando um espaço de desenvolvimento infantil saudável, configurado pela possibilidade de confronto dos diferentes saberes: aqueles contidos nos conhecimentos veiculados na escola por exemplo; aqueles trazidos pelas crianças e seus familiares e que expressam crenças e valores culturais próprios; assim como os divulgados pelos meios de comunicação, muitas vezes fragmentados e desconexos, mas que tem no espaço lúdico das ações uma possibilidade de serem novamente significados, incorporados e internalizados pela criança como formas de experiências significativas de socialização e vivência comunitária, que favorecem sobremaneira a compreensão do desenvolvimento humano em uma perspectiva complexa, histórica e cultural.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros