Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: Jhonatan Soares Andrade (Autor)
Ítalo Pereira do Prado (Co-Autor)
Título
Os desafios da interdisciplinaridade no cotidiano do AFIN
Palavras-Chave
AFIN, interdisciplinaridade, ENEM
Resumo
O programa Ações Afirmativas Integradas (AFIN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é um programa de extensão de via dupla, pois visa preparar egressos e alunos do terceiro ano do ensino médio, da rede pública de ensino, para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, ao mesmo tempo, promover a formação docente dos alunos das licenciaturas oferecidas pela universidade. Dentre as áreas de conhecimento abordadas pelo ENEM, trataremos das Ciências Humanas, composta pelas disciplinas de geografia, história, filosofia, sociologia e relações étnico-raciais. Entre os desafios enfrentados na construção da proposta curricular notou-se a dificuldade em contemplar a interdisciplinaridade adotada pelo ENEM. Entende-se por interdisciplinaridade um conjunto de ações mútuas entre professores de diferentes disciplinas, trabalhando ao mesmo tempo um tema. Diante dessa definição, os professores se esforçaram em construir conjuntamente um planejamento, em reuniões quinzenais, que sintetizasse os componentes curriculares da área de ciências humanas para ser trabalhados em cada disciplina, buscando a interação entre as diretrizes expressas na matriz de referência. Essas reuniões culminaram além dos trabalhos cotidianos, em uma atividade extra sala que teve como tema “Democracia e Participação Política” simulando a câmara dos deputados, em que cada aluno era um deputado que discutia e votava um projeto de lei. A intenção da atividade foi trabalhar de forma interdisciplinar esses conceitos sob as diferentes perspectivas e a capacidade argumentativa dos discentes. Isso auxiliou maior aproximação dos alunos com os conteúdos, pois ampliaram os conceitos de análise do discurso, argumentação e posicionamento político, discutidos nas disciplinas. Diante do envolvimento e alto nível de debate apresentado, onde cada aluno defendeu solidamente seu ponto de vista, concluiu-se que a metodologia de trabalho interdisciplinar foi eficiente e refletiu a coesão entre a equipe de professores.
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