Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Fundação Estadual do Norte Fluminense

AUTORES: Kassia de Paula Rangel Pedrosa (Autor)
Simonne Teixeira (Orientador)
Nicole Manhães Azeredo Pires (Colaborador)
Sylvia Paes (Autor)
Título
Práticas de Educação Patrimonial: Officina de Estudos do Patrimônio Cultural
Palavras-Chave
Cultura. Educação. Memória.
Resumo
Diante do tema escolhido, Práticas de Educação Patrimonial, compreendemos que este se faz pertinente dentro da discussão das Políticas Culturais, por constatar que a dinâmica harmônica da sociedade possui relação com a valorização de atividades culturais. De modo que, nossas ações pretendem favorecer à preservação da memória coletiva e resignificar a representação identitária. Adotamos como estratégia didática a exposição das experiências desenvolvidas na Officina de Estudos do Patrimônio Cultural da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, relativas ao campo das Políticas Culturais, especialmente àquelas desenvolvidas no projeto de extensão “Patrimônio Cultural e Políticas de Cultura: propostas de ação em Educação Patrimonial Apreciação sobre a apropriação e uso dos equipamentos culturais em Campos dos Goytacazes”. Para fins desta apresentação destacamos a proposta relacionada à oferta de um curso de Educação Patrimonial e seu desenvolvimento, cujo objetivo central era o de estimular o potencial de aprendizado dos equipamentos culturais, favorecendo ao acesso à difusão dos fenômenos expressivos criadores relacionados à Cidadania Cultural. Para tanto foram preparados minicursos, na modalidade de oficinas, com material especifico elaborado pela equipe. A Educação Patrimonial se configura como uma práxis educativa e social que permite elaborar ações pedagógicas privilegiando enfoques interdisciplinares. Os bens culturais e as políticas direcionadas à sua promoção e salvaguarda, permitem a integração de diferentes saberes que devem ser usados na interpretação do presente. Neste sentido, e aproveitando ao máximo a experiência alcançada com o trabalho realizado, pretendemos disseminar um maior conhecimento sobre os equipamentos culturais no município, sobre as políticas públicas que incidem sobre os bens culturais possibilitando ao futuro professor entendimento e o acompanhamento de sua aplicação e desenvolvimento.
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