Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: Edimilson Martins Florencio Junior (Autor)
Benvinda Rosalina dos Santos (Orientador)
Gabriel Terencio Soares (Autor)
Marcos Martins da Costa (Autor)
Hellen Carolina Bernardes (Autor)
Daniela Margarida Ferreira da Silva (Autor)
Fernanda Caroline Silva Paula (Autor)
Lauryelly Rosa Peixoto (Autor)
Eliziane Santos Medeiros (Autor)
Renata de Paula Vargas (Autor)
Anna Luiza Dantas da Costa Pereira (Autor)
Carolina Marquez Lima (Autor)
Caroline Marques Alves (Autor)
Isabela Souto Siqueira (Autor)
Rafaela Pires Rodrigues dos Santos (Autor)
Mariana Pereira de Moraes (Autor)
Natalia Caroline Alves (Autor)
Sara Carvalho da Silva (Autor)
Daniela Martinelli Beo (Autor)
Ana Clara França de Souza (Autor)
Paula De Freitas Moreira Gomes (Autor)
Título
Relatos de experiências: vivências de graduandos em projeto de extensão sobre prevenção do uso e abuso de drogas entre crianças e adolescentes, desenvolvido em escolas de periferia da cidade de Uberlândia, Minas Gerais (MG)
Palavras-Chave
Educação em Saúde; Prevenção do abuso de Drogas; Escolas de periferia
Resumo
Introdução: Os programas de prevenção ao uso e abuso de drogas entre jovens tem a escola como chave fundamental nesse processo. A capacitação e participação de graduandos nessa tarefa possibilita maior contato destes com uma realidade pouco vivenciada na universidade e os torna sujeitos ativos na contribuição da redução desses parâmetros. Objetivo do trabalho: Relatar as experiências vivenciadas por graduandos de diversas áreas da Saúde em projeto de extensão sobre prevenção do uso e abuso de drogas entre crianças e adolescentes, desenvolvido em escolas de periferia da cidade de Uberlândia, Minas Gerais (MG), com participação de pais, alunos e professores. Metodologia: Realizado de maneira qualitativa, por meio de entrevistas transcritas com os alunos membros, contando suas experiência, vivências e expectativas sobre o projeto ao longo das atividades realizadas com os alunos das duas escolas públicas. Resultados: Os resultados encontrados em nossa pesquisa foram de que os acadêmicos acreditam que trouxeram grandes contribuições para os pais, professores e escolares envolvidos e julgam ser de grande importância a existência de projetos ligados a tal assunto na universidade, já que as graduações contemplam pouco a temática e, com isso, tornam-se profissionais com uma visão mais holística da saúde, de maneira biopsicosocial. Ademais, a troca de conhecimentos entre universidade-comunidade deve ser buscada na visão desses graduandos. Conclusao: Acredita-se que em projetos de prevenção ao uso de drogas junto à população, a escola tem papel de destaque. Ter a participação de acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde nessa tarefa contribui para seu êxito, à medida que outras questões de saúde relacionadas às drogas podem ser mais bem abordadas. Vivenciar esse projeto os permitiu tornarem-se mais qualificados para lidar com essa problemática no fututo profissional. Assim, trata-se de um projeto a ser continuado e incentivado em nossa e em outras universidades.
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