Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Cultura

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: PAULO DAMASCENO DO AMARAL NETO (Autor)
DÉBORA ALFAIA DA CUNHA (Orientador)
Título
ATIVIDADES LUDICAS: OS JOGOS COMO RESGATE SOCIO-CULTURAL AFRICANO E AFRO-BRASILEIRO
Palavras-Chave
Educação cultural; brinquedos; jogos africanos
Resumo
As atividades lúdicas corrobora para a implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da cultura africana, afro-brasileira e indígena em todo o currículo da Educação Básica, demandando o desenvolvimento de uma pedagogia antirracista e multicultural. Tem como objetivo evidenciar os valores afro-civilizatórios presentes na cultura brasileira, a partir da vivência de jogos e brincadeiras de diferentes países africanos. Partindo de Brougère (1998) e Luckesi (2002) compreende-se a brincadeira como uma experiência subjetiva alicerçada em repertórios sociais e culturais, isso significa que ao vivenciar as brincadeiras africanas os indivíduos entram em contato com a cultura corporal e lúdica deste Continente. Neste processo, os jogos surgem como uma profunda experiência intercultural e intracultural que permite reconhecer e valorizar a ancestralidade africana presente no Brasil. Um grande traço dessa herança cultural são os valores afro-civilizatórios como musicalidade, circularidade e cooperação que geraram produtos culturais diversos em solo brasileiro como a Capoeira, o Samba e o Jongo. Metodologicamente, essas atividades lúdicas foram organizadas a partir de pesquisa bibliográfica, em especial nas obras de Zaslavsky (2000, 2009), Giacone (2015), Prisma; Tembe; Edmundo (1992) e Hopson; Hopson (1996), e levantamentos online em sites internacionais. Os jogos coletados foram organizados na forma de oficina de vivencia lúdica. Esses jogos já foram ministrados em diversos ambientes, escolares e não escolares, como praças e comunidades quilombolas. Do ponto de vista didático a atividade se divide em 4 momentos: apresentação da fundamentação teórica; realização dos jogos em equipes, debate coletivo sobre os jogos e os valores afro-civilizatórios que expressam e, por fim, avaliação das atividades são através de perguntas, e tem resultados bem satisfatórios.
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