Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CSA

Subárea: Comunicação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Campina Grande

AUTORES: Nadege da Silva Dantas (Autor)
Luiz Ricardo Sales (Autor)
Anna Katarina da S. Santos (Autor)
Título
NA LINHA DO HORIZONTE: A EXTENSÃO SOB O OLHAR DA COMUNIDADE
Palavras-Chave
Extensão; Transformação; Impacto.
Resumo
Introdução: O trabalho foi realizado segundo as atividades do projeto de extensão “Caminhos da Extensão”, vinculado a PROBEX da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Foram desenvolvidas várias atividades que retratam a vivência positiva a partir da interação de conhecimento acadêmico aos saberes da comunidade, promovendo um novo olhar sobre a realidade na qual os atores sociais, beneficiados por tais ações, estão inseridos. Objetivo: Apresentar experiências vivenciadas por professores e alunos de todos os Centros da UFCG, envolvidas nas ações de extensão universitária. Metodologia: Foram realizadas, com a equipe de alunos vinculados ao projeto, a fim de clarificar a importância da atividade extensionista no âmbito acadêmico. Durante os encontros, foram lidos e discutidos textos relacionados à extensão, com o intuito de atualizar a equipe em relação à bibliografia referente ao tema. Percorremos as teorias de M. Thiolent (2009) e A. Chizzotti (2013). Além disso, foi elaborado um cronograma de viagens aos campi da Instituição, para conhecer as atividades relacionadas a alguns projetos. Foram selecionados atores beneficiados pelos projetos extensionistas e, com eles, foram feitas entrevistas e gravações com perguntas de caráter semiestrutural, propiciando uma melhor fluidez comunicativa entre o entrevistador e o corpo de entrevistados. Resultados: O trabalho oportunizou à equipe vivenciar modelos extensionistas de profundo impacto social na vida dos atores envolvidos nos mesmos. Produziu-se um conteúdo videográfico que incentivou o trabalho em grupo e a busca pela interdisciplinaridade para a produção audiovisual. Conclusões: O papel da extensão universitária é necessário para a formação acadêmica, pois permite aos professores e alunos vivenciarem uma realidade social que, muitas vezes, não são apresentadas em sala de aula, possibilitando, também, uma concepção cidadã e mais espontânea aos envolvidos.
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