Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho

AUTORES: Laís Rodrigues Souza (Autor)
Juliana Campregher Pasqualini (Orientador)
Título
O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO NA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO SISTEMA MUNICIPAL DE BAURU
Palavras-Chave
educação infantil, extensão universitária, psicologia histórico-cultural
Resumo
Pensando o ensino como processo de transmissão de conhecimentos produzidos pela humanidade, a pesquisa como produção de conhecimento, e a extensão como concretização deste na relação universidade-sociedade, advoga-se que estes processos organicamente vinculados entre si devem ser a base metodológica do ensino superior. É por meio dessa relação necessária que se constrói o compromisso da universidade frente à sociedade se consolida uma formação integral de seus graduandos. A formação continuada de professores da rede municipal de Bauru, ação extensionista que ocorre desde 2011, é uma expressão da extensão como processo estreitamente vinculado ao ensino superior e à pesquisa. O trabalho integra o projeto de construção colaborativa e implementação da nova proposta pedagógica da educação infantil do município e é realizado sob coordenação direta de estudantes da graduação, na forma de cursos e grupos de estudos cujo público-alvo são professores das escolas municipais de educação infantil. Os graduandos planejam e conduzem ações visando à socialização da teoria histórico-cultural – que embasa o novo currículo municipal – tendo em vista o aprimoramento e requalificação da prática pedagógica das professoras. A prática extensionista concretiza e torna acessível à comunidade a formação teórica consolidada através do curso de Psicologia, que traz em si a base para uma atuação transformadora e efetiva na realidade educacional, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante inserindo-o na prática social. Articulada ao ensino, a ação extensionista fomenta problematizações acerca da realidade educacional, culminando no engajamento dos estudantes em produção científica, que retroalimenta o projeto de extensão em especial no formato de grupos de estudo conduzidos pelos estudantes versando sobre seus temas de pesquisa. Assim, o desenvolvimento humano no contexto educacional conquista abordagem ampla e transformadora estando integrada às três esferas do ensino superior.
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