Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Ana Daiane Lopes Costa (Autor)
Luciana Edilena Santos Guimarães (Autor)
Beatriz dos Santos Souza (Colaborador)
Claudiran de Oliveira Braz (Colaborador)
Jhéssica Krhistinne Caetano Frota (Colaborador)
Jael Saray Coelho de Sousa (Colaborador)
Élida Magalhães de Oliveira (Colaborador)
Marcos Diones Ferreira Santana (Autor)
Gilmara Ferreira Oliveira (Colaborador)
Eveleise Samira Martins Canto (Co-Orientador)
Taides Tavares do Santos (Orientador)
Título
MICROBIOLOGIA EM UMA ABORDAGEM EXTRACURRICULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS E EXTENSÃO DA REGIÃO OESTE DO PARÁ
Palavras-Chave
Ensino de ciências; Extensão universitária; Micro-organismos
Resumo
O Grupo de Estudos e Extensão em Microbiologia do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (GEEM-ICTA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), foi criado, há nove meses, com o intuito de promover ações integradas de ensino e extensão na área de microbiologia, envolvendo a comunidade acadêmica e externa à universidade. Esse grupo é composto por docentes, técnicos administrativos em educação e discentes da UFOPA e conta com a colaboração de docentes de outras instituições brasileiras de ensino, tais como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA). Entre as atividades já realizadas, destaca-se a criação de uma “Coleção didática de micro-organismos” a partir de coleções de bactérias, leveduras, fungos filamentosos e macrofungos obtidos em projetos de pesquisa desenvolvidos por integrantes do grupo. Além dos organismos vivos mencionados, essa coleção didática conta também com laminários permanentes produzido pelo grupo, pôsteres e outras ferramentas auxiliares que, além de serem amplamente exploradas em aulas práticas dos cursos de graduação da UFOPA, têm sido utilizadas em atividades de extensão com estudantes do ensino básico, em feiras de ciências de escolas públicas, mostras científicas, etc., em capacitações de bolsistas recém-chegados aos laboratórios, em minicursos promovidos pelo grupo. Embora o GEEM-ICTA ainda esteja em fase de consolidação na UFOPA, os resultados já alcançados desde sua institucionalização, são bastante positivos. Essa experiência pode e deve ser replicada em outras instituições, haja vista que a mesma tem sido de grande importância para a instituição, sobretudo pelos discentes envolvidos, assim como uma oportunidade de aprendizagem, aprimoramento dos conhecimentos em microbiologia, divulgação dos saberes adquiridos no meio acadêmico e compartilhados com a comunidade externa.
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