Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Universidade Estadual do Maranhão |
AUTORES:
ELIZABETHE CRISTINA DA SILVA FERREIRA (Autor) |
Título |
" NARRANDO, ENCANTANDO E CONHECENDO ESCRITORES MARANHENSES" |
Palavras-Chave |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, LEITURA, DESENVOLVIMENTO, EDUCANDO, ENSINO-APRENDIZAGEM; |
Resumo |
O objetivo do presente estudo é abordar a contribuição da contação de histórias de autores maranhenses para o processo de ensino- aprendizagem na educação infantil. A contação de histórias, por vezes, é vista apenas como uma forma simples de o contador falar sobre personagens que atuam em um contexto imaginário de contos de fadas, porém ela se destaca em despertar nas crianças o prazer e prática pela leitura, instigando sua imaginação e criatividade e propiciam momentos significativos dentro e fora da sala de aula. As histórias representam indicadores efetivos para situações desafiadoras, assim como fortalecem os vínculos sociais, educativos e afetivos. O projeto está em andamento e acontece nas escolas públicas municipais e comunitárias e para os alunos do curso de pedagogia presencial e a distância em forma de oficinas de leitura para professores e alunos do curso de pedagogia e em forma de oficinas de contação para as crianças da educação infantil (de 0 a 5 anos). Contudo, se faz necessário que os educadores usem esta ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da criança, despertando pequenos leitores, incentivando a leitura e estimulando a imaginação. E ainda em relação aos escritores do próprio meio, que são os escritores maranhenses, propiciar a valorização destes através da divulgação e contação de suas histórias, tornando-os conhecidos pelos educadores e pelos educandos. Este trabalho possibilita também a criação e confecção de recursos que auxiliem na contação de histórias, recursos estes que podem ser criados a partir de materiais reciclados e de fácil acesso, que servem para se trabalhar nas oficinas de leitura com professores e alunos. Os resultados ressaltam a importância da contação de histórias e da confecção de recursos pois estes chamam inteiramente a atenção dos ouvintes para a história e auxiliam de forma significativa no desenvolvimento das crianças, por intermédio do professor. |