Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade do Rio de Janeiro

AUTORES: Jonathas Douglas Nunes Lima (Autor)
Adriana Lemos Pereira (Orientador)
Roseane Da Silva Vieira (Autor)
Giovanna Thayla Caetano De Lima (Autor)
Título
Os primeiros passos na extensão universitária: Relato de experiência
Palavras-Chave
Educação em Saúde; direitos sexuais e reprodutivos; saúde da família.
Resumo
Introdução: A extensão universitária é uma forma de interação que deve existir entre a Universidade e a comunidade onde está inserida. O Projeto “Práticas educativas para a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos pela equipe da Estratégia Saúde da Família” visa realizar atividades educativas com os usuários da Unidade de Saúde da Família, fortalecendo a integração ensino-serviço e comunidade. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos e mestrandas de enfermagem na participação de um projeto de extensão universitária na área da saúde sexual e reprodutiva. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas numa unidade de saúde do Município do Rio de Janeiro. Foram realizadas reuniões para discussão de textos temáticos; reunião na Unidade de Saúde para apresentação da proposta; visita técnica para ambientação e levantamento de temas a serem desenvolvidos, planejamento das atividades das salas de espera itinerantes. Resultados: Foram elencados textos sobre educação, educação em saúde, educação popular em saúde e sobre a temática central do projeto; foi realizada uma reunião entre a coordenadora do projeto e seus orientandos/as, com a profissional responsável e uma enfermeira de equipe na Unidade de Saúde a fim de definir de cronograma de atividades; foram realizadas visitas técnicas para ambientação e busca de temas com usuários, direcionando a realização de salas de espera com a utilização de recursos educativos tipo álbum seriado. As atividades foram registradas por cada componente em um diário de campo, contendo número de participantes, as impressões e aprendizados adquiridos. Conclusão: A participação serviu de aprendizado e aproximação com a prática profissional na medida em que propiciou interação entre a universidade e a comunidade ampliando a capacidade critica e reflexiva dos envolvidos.
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