Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CHLA/CN Subárea: Educação Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
Juciele de Carvalho Costa (Autor) Zuleika da Silva Gonçalves (Co-Autor) Salette Marinho de Sá (Co-Autor) |
Título |
Vivências na extensão universitária e formação profissional |
Palavras-Chave |
Projetos de Extensão; Aprendizagem; Formação. |
Resumo |
Através do processo natural de consolidação da extensão na instituição salesiana conhecida até meados da década 90 como FUCMT e atualmente reconhecida como Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, a política dos projetos de extensão destaque –se pelas atividades desenvolvidas no Campus, nas áreas adjacentes e em periferias distantes do centro da cidade de Campo Grande, por meio de ações indissociáveis da pesquisa e do ensino, focando a formação do futuro profissional com qualidade, pautando-se na realidade regional e nacional. O estudo apresentado buscou coletar os saberes aprendidos na prática em projetos de extensão ofertados em várias áreas, como educação, saúde, comunicação. Participaram da pesquisa nove acadêmicos, entrevistados sobre motivos para participar do projeto de extensão, as aprendizagens vivenciadas e contribuição para a formação profissional. Percebe-se na fala dos acadêmicos a indicação por um diferencial na sua formação, o que nos leva a acreditar na ligação direta com os motivos para a participação destes acadêmicos em projetos de extensão, verificando que a maioria da amostra tem a questão aprendizagem e formação profissional como o principal motivo para sua participação e não o incentivo financeiro (bolsa) como o essencial. Estas expressões podem traduzir a qualidade de formação que os acadêmicos extensionistas possuem, pois apenas o conteúdo teórico de sala de aula não é capaz de explicar. Por fim, os resultados da pesquisa apontam que o acadêmico extensionista é portador de um diferencial adquirido na vivência dos conhecimentos e construção do seu saber durante sua experimentação das ações nos projetos de extensão. |