Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Tallyrand Moreira Jorcelino (Autor)
Uziel da Silva Alves (Co-Autor)
Título
VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELAS EMPRESAS ESTATAIS: OPORTUNIDADES PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-Chave
Institucionalização da educação a distância, Assistência estudantil
Resumo
O projeto universidade aberta do Brasil – UAB, que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância, foi criado pelo Ministério da Educação – MEC no ano 2005, em parceria com a associação nacional dos dirigentes das instituições federais de ensino superior e as empresas estatais – ANDIFES, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação. O objetivo do trabalho é mostrar a relevância das empresas estatais na produção de conhecimentos, soluções tecnológicas e tecnologias sociais que podem subsidiar universitários e oportunizar ações de extensão universitária. A metodologia aborda de forma quantitativa as vinte e uma empresas estatais – BASA, BB, BNB, BNDES, CAIXA, CGTEE, CHESF, COBRA, CORREIOS, ELETROBRÁS, ELETRONORTE, ELETROSUL, EMBRAPA, FINEP, FURNAS, INFRAERO, INMETRO, ITAIPU BINACIONAL, NUCLEP, PETROBRAS, SERPRO – que têm contribuído por meio de ações educativas em municípios das regiões brasileiras, publicizadas como responsabilidade social em relatório de atividades, de gestão e balanço social de cada instituição. Uma das finalidades da política nacional de extensão universitária – PNExt tem sido valorizar os programas de extensão interinstitucionais, sob a forma de consórcios, redes ou parcerias, e as atividades voltadas para o intercâmbio e à solidariedade. O plano nacional de educação – PNE, decênio 2011-2020, valoriza a ampliação da oferta de vagas por meio do sistema UAB, assegurando participação dos discentes em programas e projetos de extensão universitária. Diante disso, ao favorecer um espaço de integração das práticas educadoras e das produções acadêmico-científicas no âmbito das ações de extensão universitária, há uma construção para o aprimoramento e fortalecimento de uma universidade de excelência, dentro do contexto inovador das políticas públicas educacionais contemporâneas.
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