Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Tallyrand Moreira Jorcelino (Autor)
Uziel da Silva Alves (Co-Autor)
Título
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TROCA ACADÊMICA-COMUNITÁRIA EM OPERAÇÃO PROJETO RONDON
Palavras-Chave
Domínio do ofício, Interdisciplinaridade, Temas transversais
Resumo
Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, idealizadores-fundadores da Universidade de Brasília – UnB, almejavam uma instituição que proporcionasse aos discentes conhecimentos, não só à distância, mas inseridos no contexto social que retratavam os pilares ensino, pesquisa e extensão. Pela vanguarda da UnB em educação a distância, este trabalho tem por objetivo relatar e valorizar a oferta pioneira de disciplina vinculada ao decanato de extensão – DEX a discentes da modalidade ensino a distância de diferentes institutos, faculdades e departamentos da universidade. Com o surgimento do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB e da adesão para oferta da disciplina Construção de Projetos Sociais Multidisciplinares – Projeto Rondon aos cursos de ciências biológicas, geografia e letras a distância, no 1º semestre de 2010 grupo de discentes desses três cursos vinculados aos polos de apoio presencial Santa Maria e Ceilândia, situados no Distrito Federal, desenvolveram propostas de oficinas como trabalho final da disciplina. Um grupo de discentes do curso de ciências biológicas abordou a temática de certificação profissional e formação inicial e continuada – Rede Certific, que é uma política pública de inclusão social com incentivo ao reconhecimento de saberes e formação inicial e continuada para fins de certificação profissional e elevação de escolaridade de milhares de trabalhadores, consolidando-se da portaria interministerial nº. 1.087, de 20 de novembro de 2009. Essa oficina abordou conteúdos sobre o cadastro de trabalhadores para a Rede Certific como estratégia de capacitar, atualizar e conscientizar gestores municipais, líderes comunitários e comunidade. A troca humana e acadêmica durante as aulas, e a escolha dessa oficina como integrante da programação na Operação Nova Mamoré – Projeto Rondon realizada no município de Rondônia em 2010 foram experiências que reforçam o incentivo de extensão, construção social, e integração ao campo das políticas públicas.
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