Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Uberlândia

AUTORES: Vitor Augusto Gama Souza (Autor)
Juceline Gomes (Autor)
Hutson Roger Silva (Autor)
Título
A DISCIPLINA DE ÉTNICO RACIAIS PRESENTE NO QUADRO DISCIPLINAR DO PROJETO AÇÕES FORMATIVAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)
Palavras-Chave
DISCIPLINA; AFIN; RELAÇÔES
Resumo
O governo federal, reconhecendo a pluralidade sociocultural do Brasil, aprovou as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Ambas alteraram a LDB (lei 9.394/96) a fim de incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira. Percebe-se que a aprovação da Lei das Cotas proporcionou um maior acesso dos sujeitos sócios historicamente marginalizados – como os povos afrodescendentes e indígenas – na educação superior. O Programa Ações Formativas Integradas (AFIN), criado pela Universidade Federal de Uberlândia, por meio de sua Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, objetiva, através de um curso PRÉ-ENEM, uma preparação visando o ingresso de estudantes do 3º ano do Ensino Médio e Egressos do Ensino Médio das Escolas Públicas, no Ensino Superior. Os discentes são selecionados por meio de um recorte socioeconômico, considerando a renda e cor (etnia). Dessa forma, considerando a decisão governamental citada acima, o AFIN inclui em seu quadro de aulas, a disciplina Relações Étnico-Raciais que trabalha em consonância com a História. O conteúdo de ambas as matérias abordam a História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil a cultura negra brasileira, assim como o estudo da história e cultura indígena e o negro e o índio na formação da identidade nacional, resgatando a contribuição desses povos nas áreas sociais, econômica e política pertinente à História do Brasil.
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