Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

AUTORES: Iani Dias Lauer-Leite (Autor)
Sabina Lima de Carvalho (Co-Autor)
Antonio Vitor Campelo Ribeiro (Co-Autor)
Thiago Almeida Vieira (Co-Autor)
Soraia Valéria Coelho Lameirão (Co-Autor)
Título
MUSICALIZA BEBÊ: EMPREENDENDO E FOMENTANDO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Palavras-Chave
Musicalização, afetividade, processo desenvolvimental
Resumo
Vários são os fatores que auxiliam o desenvolvimento saudável na primeira infância, dentre eles, a afetividade, o movimento e um ambiente rico de estímulos. Este projeto objetiva ofertar atividades conjuntas para cuidadores e bebês, de maneiras a estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, musical e afetivo dos bebês participantes. Nesse contexto, são oferecidas à comunidade local, oficinas musicais para bebês de 3 meses a 3 anos. Tais atividades focam áreas que se coadunam a favor do desenvolvimento: música, movimento e afetividade. Nesse sentido, as ações do projeto privilegiam aspectos psicomotricistas (como freio inibitório e esquema corporal), afetivos (contato corporal, trocas afetivas), e musicais (ritmo, harmonia, melodia). O projeto ocorre desde 2012 na Universidade Federal do Oeste do Pará, e recebeu financiamento dos editais PROEXT/MEC e CNPQ. O Musicaliza Bebê atende duas turmas. O processo de inscrição é semestral. As oficinas ocorrem semanalmente. São utilizados objetos como cavalinhos de madeira, bolas, bambolês e instrumentos de percussão. Segue-se a sequencia: Acolhida, percussão com o corpo, canções sem locomoção, canções com locomoção, canções com instrumentos percussivos, habilidades sociais, relaxamento, despedida. Os resultados são descritos no âmbito comunitário e acadêmico. No âmbito comunitário percebe-se, mediante as inscrições efetivas e frequência dos participantes, o aumento da procura por vagas. O projeto atendeu 8 díades em 2012, 9 díades em 2013, 15 díades em 2014, 20 díades em 2015 e 20 díades em 2016. Foram criadas listas de espera para as vagas. No âmbito acadêmico, destacam-se como resultados: 8 trabalhos de iniciação científica, 2 estágios complementares para alunos de Música, 16 trabalhos apresentados em congresso, 4 apresentações ao público em eventos. O projeto tem contribuído para fomento da cultura musical e a valorização de ações que promovem desenvolvimento saudável na primeira infância.
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