Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: LUCAS DE SOUSA COSTA (Autor)
RIGLER DA COSTA ARAGÃO (Orientador)
Título
Uma Visão Institucional de Um Movimento Social de Cursinhos Pré-Vestibulares Vinculado a Pró - Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) em Marabá - Pa
Palavras-Chave
Extensão Universitária. Cursinho Popular. Educação Popular.
Resumo
A ação extensionista: Cursinho Popular: movimento de educação popular, têm como objetivo proporcionar aos estudantes das escolas públicas de Marabá no sudeste do Pará, uma formação suplementar que contribua na sua preparação para o ENEM que atualmente configura-se como a principal via de acesso à universidade, e para sua formação cidadã, para a vida concreta, propondo espaço de discussão comum da realidade regional e nacional como prática de cidadania. O programa conta com doze (12) bolsista monitores das disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Redação, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. As atividades do cursinho ocorrem aos sábados e domingos, na Unidade I da UNIFESSPA, são atendido cerca de duzentos alunos oriundos do ensino médio da rede pública e de escolas da periferia de Marabá e região. Além das aulas com conteúdo voltadas para o ENEM, os alunos participam de atividades culturais, rodas de conversas, saraus e até eventos acadêmicos. Em abril de 2016 foi realizado o I Encontro de Educação Popular, com o tema: Práticas e Vivencia em Educação Popular na Amazônia, o encontro foi um importante espaço para o debate e discussão sobre educação popular, partindo da experiência local, ampliando para outras práticas de educação popular na região amazônica, o evento recebeu inscrição de trabalhos, onde os bolsistas e outros acadêmicos puderam participar contribuindo com a produção acadêmica a cerca do tema. O programa proporciona aos alunos do cursinho oportunidade adicional de se preparem para os vestibulares e um espaço de reflexão sobre a sociedade, a cada ano o número de alunos aprovados nos vestibulares expressa a importância e o resultado das atividades realizadas. Para os bolsistas, favorece a experiência do magistério, potencializa a organização do trabalho coletivo social. O programa tem sido alvo de analises que resultam trabalhos acadêmicos científicos e culturais.
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