Publicado no VII CBEU, em 2016. Área: CV Subárea: Saúde Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento |
AUTORES:
WILLIANS GUILHERME DOS SANTOS (Autor) EUNICE FERREIRA DA SILVA (Autor) SILAS TEIXEIRA DE SOUZA (Autor) MARIA CARMELITA CORREA PAES BARRETO (Autor) MARA RUBIA MACIEL CARDOSO DE PRADO (Co-Autor) DAIANE CRISLEY MATOS MELO (Autor) JESSICA CRISTINI PIRES SANT´ANA (Autor) LUANA VIEIRA TOLEDO (Autor) Adelia Contiliano Expedito (Autor) |
Título |
AS POTENCIALIDADES DO USO DO BRINQUEDO E DO LÚDICO DURANTE A CONSULTA DE ENFERMAGEM NA PUERICULTURA EM UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM VIÇOSA, MINAS GERAIS |
Palavras-Chave |
Saúde da Criança; Consulta de Enfermagem; Puericultura |
Resumo |
Introdução: A Estratégia de Saúde da Família possui como uma das metas prioritárias a assistência à saúde da criança, em função da vulnerabilidade nessa fase do ciclo de vida. Neste contexto, a Puericultura se efetiva através de ações que asseguram o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança. A prática da puericultura foi responsável por reduzir a mortalidade infantil no Brasil. O enfermeiro é um dos profissionais responsáveis pela puericultura mediante a realização da consulta de enfermagem. Diante das características próprias da criança, o enfermeiro deve lançar estratégias de comunicação para manter o vínculo e, nesse sentido o brinquedo e o lúdico tornam-se um elo de compreensão durante esse processo. Objetivo: apresentar um relato de experiência das potencialidades do uso do lúdico e brinquedos durante a realização de consultas de enfermagem na puericultura. Metodologia: Relato de experiência do uso do lúdico e brinquedos durante consultas de enfermagem vinculado ao projeto de extensão intitulado “A implantação da puericultura nas Estratégias de Saúde da Família de Bom Jesus e Santa Clara em Viçosa, Minas Gerais-MG.” Para atender a demanda da implementação da puericultura, móveis foram mudados, foi adquirido , mesa e cadeira adequada à altura da criança, brinquedos, lápis de cor, giz de cera, materiais lúdicos , além de painéis de animais, que foram colados na parede próximo à maca de avaliação física da criança. Resultados: Ao preparar a sala de enfermagem para a puericultura, observa-se o cuidado em propiciar um ambiente tranquilo, aconchegante, dentro das limitações física e financeira, à criança e ao familiar. Trazer a ludicidade no ambiente de consulta permite o estreitamento das relações e afeto entre paciente e profissional, facilitando assim a comunicação e a cooperação. Conclusão: a realização de consultas de enfermagem utilizando-se métodos lúdicos e brinquedos permite uma aproximação eficaz entre o profissional, paciente e familiar. |