Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Universidade do Estado de Minas Gerais

AUTORES: Othon Sucupira Ribeiro (Autor)
Altamiro Lacerda de Almeida Junior (Orientador)
Marcelo Américo de Oliveira (Colaborador)
Título
APREENDER - PRÁTICAS PARA ESTIMULAR O COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DE JOVENS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS
Palavras-Chave
Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação; Responsabilidade Social
Resumo
O presente estudo vai ao encontro das diretrizes da linha de Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG): Direitos da Criança e do Adolescente. Busca-se através desse projeto estimular e desenvolver habilidades empreendedoras em jovens/adolescentes do ensino médio das Escolas Públicas do município de Carangola-MG. O projeto une a perspectiva de ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social, devido à ação conjunta entre docente, discentes e a comunidade. Verifica-se através das pesquisas bibliográficas realizadas previamente, que o termo empreendedorismo sempre invoca a inovação, independente da dimensão pretendida. Para fins desse estudo buscou-se a inovação nos processos, na maneira de agir e na visão de mundo, fato que contribuirá significadamente para estimular o desenvolvimento social, ambiental e econômico, premissas apontadas na literatura sobre responsabilidade social. As principais características dos empreendedores de sucesso são: capacidade de visão e de detectar oportunidades; habilidade para assumir riscos calculados; competência para enxergar nas pessoas uma fonte de aprendizado e desenvolver um modelo de referência; iniciativa; autoconfiança; otimismo; perseverança; etc. Dessa forma, busca-se através da metodologia de pesquisa-ação chegar aos resultados propostos. As oficinas do Apreender contam com a participação de discentes integrantes do projeto, vinte alunos previamente selecionados em escolas públicas e orientação de um professor. Os encontros são realizados quinzenalmente em uma sala de aula da instituição. O período de execução do projeto é de abril a dezembro de 2016. Espera-se além dos resultados propostos para os adolescentes; desenvolver artigos científicos que possam contribuir para o conhecimento sobre o tema; proporcionar aos discentes e docente envolvidos a oportunidade de atuar em projetos de extensão, contribuindo assim com sua formação e atualização; além de possibilitar a UEMG aproximação com a comunidade.
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