Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CHLA/CN

Subárea: Educação

Órgão de Fomento: Nenhum órgão de fomento

AUTORES: Silvio Ivanir de Castro (Autor)
Cristhiane Carneiro Cunha Flôr (Co-Autor)
Jéssica Costa Penha (Co-Autor)
Lethycia Lopes Pereira (Co-Autor)
Silas Jorge Faria (Co-Autor)
Rita de Cássia Reis (Co-Autor)
Isabela Marangon Christo Gatti (Co-Autor)
Título
“Acidentes e Segurança no Trabalho” como tema motivador para estudos de Química na Educação de Jovens e Adultos
Palavras-Chave
formação compartilhada, EJA, educação química.
Resumo
Este resumo apresenta uma das ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Formação compartilhada de professores de química - a formação inicial e continuada em um equilíbrio dinâmico”, que visa proporcionar uma formação mais equilibrada aos estudantes de licenciatura em química e aos professores de química da educação básica, valorizando os saberes adquiridos pela vivência. Por meio de ação colaborativa, professores da universidade e da educação básica promovem discussões, debates, trocas de opiniões e planejamentos sobre atividades que podem ser desenvolvidas na escola, a fim de atender às demandas dos estudantes e repensar abordagens para o ensino de química. Assim, uma das propostas foi desenvolver, durante a realização da disciplina Estágio Supervisionado I, uma intervenção junto aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Após conhecer um pouco sobre a realidade dos estudantes da EJA, a equipe com três licenciandos, um professor da educação básica, uma professora da UFJF e uma monitora, decidiu explorar um tema que os estudantes pudessem aplicar em seu trabalho e vida pessoal. Optamos então por dialogar sobre acidentes e segurança no trabalho, aplicando um questionário para conhecermos o que os estudantes sabiam sobre o assunto. Com base na análise das respostas ao questionário e também pelas observações e estudos da temática durante as reuniões de planejamento coletivo, os licenciandos ministraram um seminário sobre Acidentes e Segurança no Trabalho para duas turmas de EJA do Colégio. Entre os resultados, podem ser apontados: 1). Os estudantes da EJA se mostraram participativos e interessados na temática, o que surpreendeu os licenciandos; 2) Os licenciandos associaram teoria e prática, ao aliar a Abordagem Temática em Química aos conhecimentos sobre as especificidades da EJA; 3) Todos os envolvidos no projeto aprenderam muito, tanto sobre Acidentes e Segurança no Trabalho quanto sobre a EJA.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros