Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal do Pará

AUTORES: Sheila Barbosa Paranhos (Autor)
Jéssica Costa Mourão (Autor)
Andressa Tavares Parente (Autor)
Arileidy da Mata Souza (Autor)
Arielle Lima dos Santos (Autor)
Francisca Elissandra Ribeiro dos Santos (Autor)
Joanna Angélica Azevedo de Oliveira (Autor)
Yasmin Brabo de Lima (Autor)
Título
LUDOTERAPIA COMO FERRAMENTA NO CUIDADO A CRIANÇA E A FAMÍLIA HOSPITALIZADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE CUIDAR DO ENFERMEIRO EM PEDIATRIA UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA
Palavras-Chave
Ludoterapia; Enfermagem pediátrica; Cuidar
Resumo
Introdução: Historicamente, a formação dos profissionais de saúde tem sido pautada em metodologias conservadoras ou tradicionais, sob forte influência do mecanicismo de inspiração cartesiana newtoniana, fragmentado e reducionista. O ambiente deve considerar os aspectos psicológicos, pedagógicos e sociológicos da criança e da família, incentivando o cuidado, na totalidade. Diante disso, a inserção de atividades lúdicas no processo de cuidar em Enfermagem Pediátrica contribui, consideravelmente, na diminuição dos efeitos estressores da hospitalização, onde o enfermeiro deve ter competência e habilidade dessa ferramenta, tornando a assistência, mais humanizada. Objetivo: Descrever a experiência do lúdico como ferramenta utilizado pelo Projeto de extensão “a utilização do lúdico no processo de cuidar do enfermeiro em pediatria: uma prática transformadora” . Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência, vivenciado pelo Projeto de Extensão, sendo utilizado o lúdico como ferramenta facilitadora do “cuidar”, em um hospital de referência no período de março a abril de 2016. Resultados: A inserção da ludoterapia possibilita reflexões diante da prática profissional, onde os acadêmicos de enfermagem deve prestar um cuidado na totalidade, envolvendo a criança, espaço físico, equipe multiprofissional e o familiar. Foi elaborado uma Cartilha sobre o Lúdico, como forma de envolver os discentes a romper com o modelo mecanicista do cuidar e, assim nos apropriarmos dessa ferramenta, pois possibilita amenizar e transformar a dor, medo e saudade em sorriso, “remédio”, que só a ludoterapia pode ofertar. Conclusão: A atividade lúdica se faz de grande importância, por contribuir na formação complementar dos discentes, permitindo que ocorra a integração entre a teoria e prática na Enfermagem pediátrica, além de humanizar a assistência a criança e a família hospitalizada.
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