Anais

Publicado no VII CBEU, em 2016.

Área: CV

Subárea: Saúde

Órgão de Fomento: Universidade Federal de Viçosa

AUTORES: Adélia Contiliano Expedito (Autor)
Monica Maria Lopes do Carmo (Autor)
Flavia Batista Barbosa de Sá (Orientador)
Bárbara Barboza Fontes (Autor)
Mateus de Souza Santos (Autor)
Gabriella machado de sousa oliveira (Autor)
Maria Eduarda Ferreira Novaes (Autor)
Título
DIFUNDINDO CONHECIMENTOS SOBRE PRIMEIROS SOCORROS A IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-Chave
Primeiros Socorros, Capacitação, Idoso
Resumo
Introdução: Diante da transição demográfica que acontece no Brasil, o número de idosos é cada vez maior. Essa população é geralmente afetada por doenças crônicas, perda da eficácia sensorial e demências, que são patologias inerentes à idade, tornando-se predisposta a ocorrência de pequenas urgências e emergências. Nesse sentido é necessária a implementação de estratégias de educação em saúde acerca dos primeiros socorros a fim de orientar a população idosa a atuar de maneira correta, rápida e eficaz no cuidado à sua saúde. Objetivo: Relatar a experiência do treinamento em suporte básico de vida (SBV) e pequenas urgências realizadas com idosos do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) do Município de Viçosa, MG. Metodologia: Relato de experiência de capacitação em primeiros socorros a 25 idosos com método lúdico (bingo) no município de Viçosa-MG. A capacitação foi realizada em outubro de 2015, por 2 horas. Os temas abordados foram: primeiros socorros em ressuscitação cardiopulmonar (RCP), acidente vascular cerebral (AVC), hemorragias, engasgo, desmaio e crise convulsiva. Resultados e Discussão: Durante a capacitação a equipe respondia as dúvidas que surgiam e demonstrava corretamente as técnicas. O entusiasmo dos idosos em saber como agir em determinadas situações, e em responder corretamente as questões foi explícito. Nesse sentido percebe-se a importância de aplicar métodos que consigam deter a atenção do público, para que se tenha uma maior eficácia na aprendizagem, e as metodologias lúdicas são estratégias fundamentais de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento, visto que geram uma aprendizagem efetiva, para um determinado assunto (intencionalidade / reciprocidade). Conclusão: A utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizado é extremamente importante, pois possibilita que o participante seja atuante no processo de construção do conhecimento, e consiga aliar a teoria com a prática quando o for necessário.
Voltar Visualizar PDF

Parceiros